Clássico-rei em fatos e números: livro mostra história de confrontos entre os times do Fortaleza e do Ceará

Com mais de 600 jogos disputados, o Clássico-Rei do futebol local é repleto de histórias, memórias e números que mostram a dimensão da rivalidade entre Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube. Também mostram, em mais de 100 anos, a paixão do cearense, por meio das torcidas, pelo futebol. E, para resgatar essa trajetória de glórias, gols e muita bola rolando, o oesquisador José Renato Santiago Jr. lança em 6 de fevereiro de 2023, às 19h, na Área de Eventos do Shopping Benfica (2º piso), o Almanaque Clássico-Rei.

Resultado de estudo apoiado pelo Grupo de Literatura e Memória do Futebol – Memofut-Ceará, que trabalha pela memória do futebol, a obra apresenta fichas técnicas, estatísticas, informações de todas as partidas realizadas, quantidade de gols e sequências invitas. Com 302 páginas, a publicação traz ainda dados dos mais de 2400 atletas e 190 técnicos, além de destacar os maiores goleadores e, como não poderia deixar de ser, os causos e as curiosidades do Clássico-Rei, cuja próxima partida já tem data defunida: 7 de fevereiro, no estádio Presidente Vargas, em partida válida pelo Campeonato Cearense.

O Almanaque é resultado de muita pesquisa, que mostra a importância e o tamanho do Clássico-Rei para o Ceará, mobilizando torcedores apaixonados e todas as pessoas que admiram o esporte. O livro é voltado aos amantes do futebol, historiadores, jornalistas, estudantes de comunicação social e demais interessados no tema, ressalta Hilton Oliveira Junior, presidente do Memofut-CE.

Deixe um comentário