O deputado federal cearense Eduardo Bismarck (PDT) apresentou projeto que institui o Dia Nacional da Resistência da Democracia Brasileira, a ser comemorado, anualmente, em 8 de janeiro. Foi nessa data que criminosos bolsonaristas cometeram ataques terroristas contra as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília.
Segundo Bismarck, a democracia brasileira, fruto do esforço de grandes nomes da sociedade, bem como da luta de seu povo ativo e batalhador, vem sendo alvo de ferozes e constantes ataques nos últimos anos. Esse cenário nada mais é do que o reflexo de um discurso de ódio e reacionário decorrente de movimentos extremistas que se inspiram em exemplos registrados em toda parte do mundo, tal como o “trumpismo” dos Estado Unidos.
“Ontem, 8 de fevereiro, completou um mês dos tristes ataques terroristas que presenciamos, em Brasília. O Projeto não irá considerar a data como feriado, queremos instituir apenas que o 8 de janeiro seja para sempre lembrado como o Dia Nacional da Resistência da Democracia Brasileira”, declara Eduardo.
Ciente da necessidade de prévio debate público para a criação de um Dia Nacional, o parlamentar também está apresentando simultaneamente Requerimento de Audiência Pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para viabilizar a discussão simultânea à tramitação da proposta.