ESPM oferece curso online para jornalistas sobre um ano da Guerra Ucrânia-Rússia

A ESPM fará nova edição online do Imprensa na ESPM,  programa de cursos e  workshops voltados para jornalistas, que será realizada amanhã, 10 de fevereiro. O tema será sobre “1 ano da Guerra da Ucrânia e Rússia”. 

Com duas horas e 30 minutos de duração, o curso propõe uma imersão sobre a evolução do conflito e seus impactos geopolíticos, econômicos, humanitários e nas relações internacionais, com análises também sobre os aspectos e impactos de cada tema no Brasil.

O curso é gratuito, fechado para repórteres, editores e produtores e será ministrado das 10h00 às 13h00, online. Para realizar a inscrição, acesse aqui: https://docs.google.com/forms/d/1zOlNDzojH8t8GXHsi1vehnCOJfsLugyzBEqlE6VebvQ/edit .

Confira a programação:

Imprensa na ESPM – 1 ano da Guerra da Ucrânia e Rússia

10h – Abertura – Alexandre Uehara, coordenador do curso de Relações Internacionais da ESPM

10h05 – A guerra e sua influência na economia global 

Com Leonardo Trevisan,  professor de economia e relações internacionais da ESPM

Este conflito se desenvolveu por fases, tanto no aspecto militar como econômico. Neste painel vamos abordar a primeira fase em que a lógica era de uma guerra de curta duração, tanto por parte dos invasores russos, como pela aliança construída pelos EUA e União Europeia. Como a guerra avançou, os reflexos econômicos avançaram junto. Na segunda fase do conflito, os russos usaram o gás fornecido aos europeus como arma, em especial, com sucessivos e cada vez maiores cortes no gasoduto de Nord Stream1. Nesse processo, também de forma escalonada, iniciam-se as sanções do Ocidente também de forma sucessiva. A realidade econômica cobrou seu preço porque o custo da energia disparou processo inflacionário no mundo todo, atingindo as mais diferentes cadeias produtivas. Com os remédios clássicos da alta dos juros e diminuição da atividade econômica.

10h30 – A evolução da guerra e impactos geopolíticos 

Com Gunther Rudzit,  professor de relações internacionais da ESPM e especialista em Segurança Internacional e Ásia.

A Guerra na Ucrânia tem tido impactos diretos em todos os países envolvidos direta e indiretamente, tanto na mudança de percepção e postura em relação à Rússia (Europa/OTAN), quanto nas relações globais (nova Guerra Fria). Desta forma, o painel procurará debater rapidamente como cada um destes têm afetado alguns países chave, inclusive, Brasil.

11h – Crise humanitária e migração

Com Roberto Uebel, professor de Relações Internacionais da ESPM Porto Alegre

A guerra na Ucrânia teve um impacto significativo nos fluxos migratórios, resultando em cerca de 10 milhões de pessoas sendo forçadas a abandonar suas casas e buscar refúgio em outros países, incluindo a União Europeia. A instabilidade política e as condições precárias no território em conflito levaram a uma grande onda de refugiados que enfrentam dificuldades para encontrar abrigo e sustento seguros. Além disso, a guerra também causou o enfraquecimento da economia local, o que levou a uma perda de empregos e a uma falta de oportunidades econômicas para muitos ucranianos que hoje tentam retornar ao país.

11h30 – Impactos na Europa 

Com Carolina Pavesse, professora do curso de Relações Internacionais da ESPM 

A Europa tem sido diretamente afetada por uma guerra em seu continente, que se arrasta por um período muito maior do que o previsto. Essa sessão discutirá as implicações econômicas, sociais e de segurança e nas relações bilaterais entre os países europeus, sobretudo naquelas com a Ucrânia e a Rússia. Também analisaremos o papel e a atuação da União Europeia e da OTAN no conflito e as perspectivas dos processos de alargamento das duas Organizações.

12h – Como ficam as relações entre Estados Unidos e Rússia

Com Denilde Holzhacker, professora do curso de Relações Internacionais da ESPM 

As relações entre EUA e Rússia ficaram ainda mais tensas nos últimos anos. Esta palestra analisará os principais pontos de desacordo e disputas entre os países. Além disso, analisará as sanções impostas pelos Estados Unidos contra a Rússia e seus impactos econômicos e sociais. O objetivo é compreender os cenários e riscos com as tensões e crises entre os países.

12h30 – Perguntas e respostas 

13h – Encerramento 

Professores ESPM

Alexandre Uehara 

Coordenador do curso de Relações Internacionais da ESPM. Coordenador Acadêmico do Centro Brasileiro de Estudos de Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI & DiC) e membro do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos da ESPM. Atuou como analista político-econômico da Japan External Trade Organization (JETRO), órgão governamental vinculado ao Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria (Meti) do Japão, durante o período de 2000 a 2007.

Leonardo Trevisan

É graduado em História (1976), mestre em História Econômica (1984) e doutor em Ciência Política (1993), todos pela Universidade de São Paulo. Obteve títulos de pós-doutorado, na área de Economia do Trabalho, pela University of London (1997) e pela Warwick University (1998).

Gunther Rudzit 

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003), com tema na área de Segurança Internacional. Mestre em National Security por Georgetown University (2000), Mestre em Geografia Humana na área de Geopolítica pela Universidade de São Paulo (1997), Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1993), Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (1992). Professor convidado da Universidade da Força Aérea e assessor do Ministro da Defesa (2001-2002).

Roberto Uebel

Pesquisador do grupo de pesquisa Atores e Agendas nas Relações Internacionais na ESPM Porto Alegre. É Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Geografia pela mesma universidade e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no programa de pós-graduação de Geografia da UFRGS. É Senior Fellow do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e visiting fellow to King’s College e Canning House, no Reino Unido. 

Carolina Pavese

Doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics (LSE). Especialista em União Europeia, organizações internacionais, regimes internacionais (comércio e mudanças climáticas) e gênero. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios Europeus da ESPM e titular da Cátedra Jean Monnet (2022-2025) da União Europeia, com o projeto EUGREEN. Acumula sólida experiência profissional e acadêmica no campo da política da UE, mudanças climáticas, comércio e direitos humanos, tendo passado nove anos estudando e trabalhando em organizações europeias. 

Denilde Holzhacker

Coordenadora Geral de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu ESPM, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios das Américas (NENAM-ESPM). Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Conselheira no Instituto de Relações Governamentais (Irelgov). Integra a rede de professores do Centro de Liderança Política (CLP). Foi Professora Visitante na Bentley University (EUA) (2007-2008). Participou do Global Fellow Program (2007-2009) do Institute for Higher Education (EUA). Integrou a equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP (1994-2012).

Deixe um comentário