O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Assembleia Legislativa do Ceará, abriu temporada de dicas sobre como os foliões podem se proteger de golpes durante as festas do Carnaval deste ano.
O assessor técnico do órgão, Rodrigo Colares, chama a atenção para as locações de imóveis nesse período, indicando que, se possível, o consumidor vá até o local previamente para conferir se a acomodação está de acordo com o esperado. “Algumas vezes há toda uma tratativa e, quando ele vai até lá, o imóvel sequer pertence à pessoa com quem o cliente realizou o contato, então é muito importante que, antes de fazer qualquer tipo de pagamento, o folião averigue se as condições são realmente aquelas contratadas”, observa.
ALERTA SOBRE CARTÕES
Já sobre as modalidades de pagamento que os consumidores poderão utilizar ao longo das festas, o assessor alerta para o uso do cartão de crédito por aproximação, que pode apresentar maior agilidade, mas também menor segurança, já que uma máquina habilitada para esse tipo de recebimento pode ser utilizada por golpistas infiltrados na multidão sem nem mesmo o indivíduo perceber.
“A gente recomenda, por uma mecânica de segurança, que nesta época de Carnaval seja feita a desabilitação dessa modalidade de pagamento, isso vai gerar uma proteção maior e evitar determinadas surpresas ao final do seu Carnaval”, afirma Rodrigo.