A Câmara Municipal de Fortaleza, por meio da Unidade de Saúde, está promovendo hoje (14.2, terça)ação de vacinação de funcionários, assessores e prestadores de serviço, das 9h às 12h e de 14h às 17h, no auditório Ademar Arruda. Estão disponíveis as seguintes vacinas: Hepatite B; Dupla Adulto (Antitetânica); Tríplice Viral (Caxumba, Rubéola, Sarampo); Meningite e Febre Amarela.
Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde Vereador Antônio Augusto Gonçalves, Lúcia Bayma, a Câmara conta com um posto de saúde no anexo da Casa, (que fica na Avenida Rogaciano Leite) e as pessoas sempre solicitavam para que no local fosse aplicada vacinas. “Então mantive contato com a direção do Posto de Saúde Benedito Arthur de Carvalho, aqui do bairro Luciano Cavalcante, e eles disponibilizaram as vacinas e profissionais para que os servidores da Casa venham a ser vacinados”, disse.
Ela destaca que o Departamento trabalha para que os servidores da Casa estejam sempre com as vacinas atualizadas. “Queremos trazer mais vacinas e vamos participar das campanhas de imunizações que acontecerem também. Vimos que essas vacinas que serão aplicadas agora são necessárias devido ao aparecimento das doenças que elas previnem, como a Meningite. Agradecemos ao diretor Paulo Rolim, o presidente da Casa vereador Gardel Rolim e a Mesa Diretora pelo apoio dado a essa iniciativa,” frisou.
A médica da Unidade de Saúde da Câmara, Débora Brasil, disse que essas vacinas disponibilizadas devem ser tomadas com certa periodicidade. “Muitas pessoas têm seu cartão de vacina incompletos. A vacina contra Hepatite B, por exemplo, são três doses, mas muitos esquecem de tomar a terceira dose por ser seis meses após a segunda. A do Tétano, por exemplo, deve ser tomada de 10 em 10 anos e muitas pessoas desconhecem isso. Já a vacina contra Meningite está sendo necessária devido o aparecimento de casos, inclusive em adultos. A da Febre Amarela são necessárias duas doses e a Tríplice Viral imuniza contra três doenças altamente contagiosas, que são a Rubéola, Caxumba e Catapora, e são necessárias três doses cada,” finaliza.