Exposição na Assembleia homenageia todas as deputadas eleitas na história do Legislativo cearense

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) inaugura nesta quarta-feira (8.3) a mostra “Mulher Cearense, Mulher de Direitos”. O evento será realizado às 10 horas, na sede do Legislativo.

A exposição é iniciativa do Memorial Deputado Pontes Neto, homenageando todas as 41 deputadas eleitas em toda a história da Alece com fotos e minibiografias. A mostra integra campanha da Coordenadoria de Comunicação da Assembleia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março.

Abaixo, informações da agência de notícias da Alece:

O público poderá visitar a exposição até o dia 24 de março, das 8h às 17h. O evento de lançamento contará com falas de personalidades e apresentação do coral da Associação dos Servidores da Alece. 

DEPUTADAS ESTADUAIS

Marinez Alves Feitosa, coordenadora dos trabalhos da exposição, explica que serão contempladas todas as deputadas que atuaram na Alece ao longo de seus 188 anos. Ela aponta que de 1.260 parlamentares eleitos, somente 41 eram mulheres, sendo Zélia Mota, em 1975, a primeira a ocupar um assento no Legislativo estadual. 

                                                                                                                             Foto: José Leomar/Alece

“Na última eleição, nove deputadas foram eleitas, um número superior à legislatura anterior, mas ainda menos de um quarto do total de parlamentares eleitos”, avalia. Atualmente, a Alece tem em sua composição as deputadas Dra. Silvana (PL), Emília Pessoa (PSDB), Gabriella Aguiar (PSD), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT), Lia Gomes (PDT), Luana Ribeiro (Cidadania) e Marta Gonçalves (PL).

REPRESENTAÇÃO FEMININA

Victor Alves, historiador do Malce que participa da organização da exposição, reforça a importância de apresentar para público interno e externo a representação feminina na Alece e a presença marcante das deputadas no cenário político do Ceará.

Ele comenta que mostrar a presença e as contribuições das mulheres na política “é uma forma de incentivar para que cada vez mais elas ocupem estes espaços de poder”.

O Memorial Deputado Pontes Neto, coordenado por Osmar Diógenes, é o órgão responsável pela preservação histórica e cultural do Legislativo estadual, atuando com pesquisa histórica, conservação, restauro e manutenção.

Deixe um comentário