Os dias são de reflexão e partilha. Há no Brasil mais de 33 milhões de pessoas passando fome, o que torna a solidariedade elemento vital para os cidadãos. No Ceará, a situação reproduz o que se verifica no País todo. O desafio é conter a insegurança alimentar – um problema incompatível com as conquistas e a defesa da democracia, a tecnologia, a criatividade e o conhecimento que se destacam na sociedade.
Nesse cenário, é importante ressaltar trabalhos e ideias que fazem a diferença.
O Bazar do Bem – iniciativa cidadã voluntária em Aracati, município do Litoral Leste do Ceará – é um exemplo. A ação tem buscado mobilizar a comunidade em favor dos mais carentes. O projeto, que se expõe mais intensamente nos períodos de fim de ano, obtendo doações de roupas, objetos pessoais, artigos de higiene a alimentos, agrega diversas correntes da fé. E realiza atividades ao longo do ano.
“As pessoas por trás da iniciativa são muitas, dentre católicos, evangélicos, espíritas, povos de terreiro, todos juntos em prol de fazer o bem”, explica Francisco Sena Garcia, organizador do Bazar.
Projeto “Natal do Amor”
Outro projeto que se destaca em Aracati é o “Luz humana”, que há cinco anos distribui cestas básicas a famílias carentes. Para Douglas Barbosa, participante da ação, o principal objetivo é “levar alegria e alimentos para algumas famílias carentes do nosso município”.
Douglas ainda destaca como foi difícil angariar recursos nesse ano de pandemia, “muito difícil, foi através de muita persistência e fé em Deus”. Para ele a recompensa é “ver o carinho, a gratidão e o sorriso nos olhos daquelas pessoas tão carentes. É um momento único na minha vida e na vida de todos que estão juntos nesse projeto durante esses quatro anos”.
Contatos pelo Whats App: (88) 9 9475 7536.