O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza nesta terça-feira (21.3) seminário intítulado “Síndrome de Down: Essência de puro amor”.
O evento marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março, e acontece das 8h30 às 11h no Auditório do Anexo III e das 13h30 às 17h no Auditório Murilo Aguiar, no prédio sede da Alece.
A programação reúne apresentações culturais e mesas com especialistas, famílias e pessoas com Síndrome de Down abordando assuntos diversos e compartilhando vivências, proporcionando ao público um momento de informação, desconstrução de estereótipos e preconceitos e ampliação dos conhecimentos sobre as potencialidades das pessoas com Síndrome de Down, assim como dos desafios por elas enfrentados.
Em 2023, o lema da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down é “Faça com a gente, não pela gente”, sensibilizando a sociedade para a importância da construção da autonomia e das oportunidades para as pessoas com Síndrome de Down.
TEMÁTICAS DIVERSIFICADAS
Durante a manhã do Seminário, dois momentos de conversa abordarão o papel da família a partir do diagnóstico da Síndrome, com a participação de uma psicóloga do Ciadi e mães que têm filhos atendidos no Ciadi, além dos direitos das pessoas com deficiência.
No período da tarde, serão realizadas mesas sobre a atuação da medicina na Síndrome, a relação da escola e inclusão e a inserção no mercado de trabalho. Este último assunto será abordado por jovens e adultos com Síndrome de Down que trabalham em diferentes áreas e poderão compartilhar suas vivências com o público.
São parceiros do Ciadi no Seminário o Comitê de Responsabilidade Social da Casa, a Unipace, Associação Fortaleza Down e a Existir – Associação Inclusiva.
OUTRAS ATIVIDADES
O Dia Internacional da Síndrome de Down será destaque em solenidade realizada pela Alece. A sessão solene acontece no dia 21 de março, a partir das 18h, no Plenário 13 de Maio, atendendo a requerimento da deputada Marta Gonçalves (PL) e do deputado De Assis Diniz (PT).
Para encerrar o mês de atividades relacionadas à Síndrome de Down, sempre com foco na informação e visibilidade da temática, o Comitê de Responsabilidade Social e o Ciadi promoverão o Cine Alece com exibição de filme e debate na manhã do dia 31 de março.
CIADI
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) realiza atendimento qualificado e especializado para crianças e adolescentes com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Criado em 2021, o Ciadi conta com equipe multiprofissional e atua para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e adolescentes em busca do exercício pleno da cidadania, além de apoio às famílias. Os atendimentos são focados em dependentes de servidores da Casa e das comunidades do entorno do Legislativo estadual.