Conheça cinco passos para cuidar da sua segurança digital

No mundo digital acelerado de hoje, todos os dispositivos conectados desempenham um papel vital em nossas vidas diárias. Eles nos ajudam a comunicar, administrar nossas finanças, armazenar documentos importantes e muito mais. No entanto, nunca houve tantas ameaças à nossa segurança digital. À medida que as conexões aumentam nos países latino-americanos, o perigo aumenta. Segundo dados da empresa de segurança digital Lookout, as plataformas móveis respondem por uma porcentagem significativa dos ataques de phishing na região. 

Os dados mostram que Peru e Argentina são os mais suscetíveis a ataques dessa natureza: 60% e 58% de seus usuários encontraram algum tipo de phishing em seus dispositivos móveis. Eles são seguidos pela Colômbia, Bahamas e Brasil, com 50%, 44% e 41%. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que o Brasil registrou um aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing voltados para roubo financeiro em 2021.

A Receita Federal estima que esse mercado movimente cerca de R$ 130 bilhões por ano no Brasil, enquanto a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo falam em R$ 6,5 bilhões os prejuízos causados ​​por ataques virtuais, basicamente furtos e fraudes, envolvendo criptoativos nos últimos dois anos.

“Como os perigos para o seu computador aumentando com o tempo, é importante que você também se adapte. Também temos mais dispositivos do que nunca, então lembre-se de que essas mesmas dicas podem se aplicar ao seu laptop, tablet e smartphone”, aconselha Dean Coclin , Dean Coclin, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da DigiCert.

Como fornecedora líder de confiança digital, a DigiCert entende a importância de proteger seus ativos online. É por isso que elaboramos este guia para ajudá-lo a controlar a segurança do seu computador.

1.Comece com um backup

Antes de começar a limpar seu computador, é essencial fazer backup de seus arquivos. Dessa forma, você pode garantir que todos os seus documentos e fotos importantes estejam seguros e protegidos. Existem várias maneiras de fazer backup de seus arquivos, incluindo:

  • Discos rígidos externos: um disco rígido externo é uma maneira confiável e econômica de fazer backup de seus arquivos. Simplesmente copie e cole seus arquivos na unidade externa e pronto. Além disso, a maioria dos sistemas operacionais de computador permite backups automáticos em discos rígidos externos, facilitando o processo de backup.
  • Serviços em nuvem: serviços como Google Drive, Dropbox e OneDrive permitem que você armazene seus arquivos na nuvem, facilitando o acesso aos seus dados de qualquer lugar com conexão à internet.
  • Excluir programas e arquivos não utilizados

Depois de fazer backup de seus dados, é hora de começar a limpar seu computador. Arquivos e programas extras podem causar lentidão no sistema e entupir a memória do dispositivo. E como isso se aplica à segurança do seu computador? Exclua todos os programas e arquivos não utilizados que estejam ocupando um espaço valioso em seu disco rígido. Isso inclui:

  • e-mails
  • fotos
  • Arquivos desnecessários
  • arquivos duplicados
  • Arquivos de lixo
  • histórico do navegador
  • Aplicativos e programas antigos que não estão em uso

Para excluir arquivos e aplicativos em um Mac:

  • Clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela
  • Clique em Sobre este Mac > Armazenamento > Gerenciar
  • Você verá algumas recomendações para economizar armazenamento
  •   Para excluir arquivos e aplicativos no Windows:
  • Vá para Configurações > Sistema > Armazenamento
  • Ordenar pelos maiores arquivos
  • Exclua os arquivos que você não precisa
  • Vá para Configurações > Aplicativos e recursos
  • Exclua aplicativos que você não precisa

Atualize seu sistema operacional e software

Atualizar seu sistema operacional e software é uma etapa essencial para manter a segurança do seu computador. As atualizações geralmente contêm patches de segurança críticos e correções de bugs que ajudam a proteger seu computador contra malware e outras ameaças cibernéticas. Certifique-se de verificar regularmente se há atualizações e instalá-las assim que estiverem disponíveis. Idealmente, você deve configurar seu software e programas para atualizar automaticamente.

Use senhas fortes e MFA

Por fim, verifique se você está usando senhas fortes para todas as suas contas e use a autenticação multifator (MFA) quando puder. Uma senha forte deve ter pelo menos 12 caracteres, conter uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais e não deve ser usada para mais de uma conta. Você pode usar um gerenciador de senhas, como o 1Password, para ajudá-lo a criar e armazenar senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas online.

Dica bônus: evite phishing

Independentemente de manter seu sistema atualizado e definir senhas fortes, se você for vítima de phishing, seu computador e sua identidade online ainda poderão ser comprometidos.