No Mês do Consumidor, conheça dicas para aumentar o tráfego numa loja on-line

No Mês do Consumidor, conheça dicas para aumentar o tráfego numa loja on-line

Assim como nas lojas físicas, o sonho de quem tem uma loja on-line é conseguir um grande volume de consumidores batendo à porta. No Mês do Consumidor, a GoDaddy, empresa do mercado digital, preparou dicas para conquistar e fidelizar o cliente, que também tem suas peculiaridades.

No mundo presencial, um dos grandes “segredos” de um negócio todos conhecem: a localização. Um bom ponto comercial pode ser a diferença entre a operação bem-sucedida e uma empreitada frustrada. No ambiente on-line, porém, a localização pode ser traduzida como presença, ou seja, ser visível em uma ampla variedade de canais on-line.

Construir uma forte presença para sua loja digital no mundo virtual passa por uma série de ações coordenadas que são relativamente simples e acessíveis. O primeiro passo é conhecer bem seu negócio, ter uma noção clara de para onde você quer ir e, a partir daí, estabelecer o caminho, os recursos disponíveis, e planejar tudo com muito cuidado.

Passada esta etapa de planejamento, é importante olhar os dados de outras lojas on-line de referência para criar uma estratégia para o negócio que possa ajudar a levar o empreendedor ao sucesso. A boa notícia é que os números nos oferecem pistas positivas.

E-commerce Sectors Report (Relatório dos Setores de Comércio Eletrônico), produzido pela Conversion, analisou quase 800 sites de comércio eletrônico e apontou as principais fontes de visitantes: 44,6% do tráfego vem de forma direta, ou seja, quando os visitantes digitam o endereço (o nome do domínio) da loja online no navegador e outros 26% são de tráfego orgânico, quando as pessoas pesquisam no Google, Bing ou outros mecanismos de busca e encontram a loja on-line, seja procurando o nome do negócio ou por produtos que ele oferece.

O que os números da pesquisa indicam é que, em média, mais de 70% das pessoas que visitam sua loja on-line vêm através de fontes não remuneradas. E para atrair este público, alguns detalhes podem ajudar. Com nossa experiência em marketing digital e o foco que a GoDaddy tem no empreendedorismo on-line, aqui vão as dicas para o vendedor conquistar o consumidor digital.

USE o mesmo nome para sua marca e seu nome de domínio. Faça isso com palavras-chave que os clientes em potencial procurarão nos mecanismos de busca quando forem atrás de seus produtos. Se você está iniciando seu negócio agora, defina o nome de sua loja e o nome de domínio de seu website ao mesmo tempo. Você pode pesquisar o nome do domínio e aprender sobre todas as opções de extensão disponíveis no site da GoDaddy.

CRIE uma logo que reflita clara e objetivamente o nome e a atividade da empresa. Pesquisa da Universidade de Harvard indica que as marcas e logotipos descritivos, que deixam claro o nome da empresa e se referem a sua atividade principal, têm melhor desempenho do que aqueles que utilizam uma comunicação mais abstrata. Há várias ferramentas on-line que podem ajudá-lo neste processo. Uma delas é o GoDaddy Studio, onde você pode criar um logotipo atraente de graça. Com uma assinatura premium, você tem ainda mais opções para elaborar todos os seus designs.

APOSTE em uma comunicação visual deslumbrante. Segundo o Evangelista Digital do Google, Avinash, 60% do resultado de uma boa campanha vem da criatividade aplicada ao trabalho. Isto vale para a construção de sua loja digital. Para criar seu site e sua loja on-line você pode usar o trabalho de especialistas ou usar uma das muitas ferramentas on-line disponíveis no mercado. Na GoDaddy você encontra a ferramenta de construção sites e de loja on-line ideal para iniciantes. Quem tiver um pouco mais de conhecimento na área pode optar pelo WordPress, que pode ser mais fácil de usar com as integrações oferecidas pela GoDaddy.

TENHA um endereço de e-mail profissional, ou seja, um que utilize o mesmo domínio do nome de seu website após o @. Exemplo: vendas@minhaloja.com.br. Para ter uma ideia da importância desta simples ação, uma pesquisa da Verisign constatou que 85% dos clientes confiam em uma empresa que usa este tipo de endereço de e-mail ao invés de endereços de e-mail genéricos como @gmail, e @hotmail, por exemplo.

ESCREVA um blog. Você é certamente um especialista em seu negócio. Um blog é sua oportunidade de mostrar isso ao mundo, construindo autoridade e liderança de pensamento, além de aumentar a chance de seu website ser mais facilmente encontrado no Google.

Estes detalhes podem ajudar a melhorar o desempenho de sua empresa nos mecanismos de busca e chegar mais perto dos consumidores que compram on-line. Além disso, o uso inteligente das mídias sociais continua ampliando o alcance on-line de uma empresa, bem como o uso de ferramentas SEO, que podem ajudar a “turbinar” os resultados de seu website no Google.