Jogadores gostam de ver situações de fracasso, avalia pesquisa

Jogadores gostam de ver situações de fracasso, avalia pesquisa

A Liftoff, a plataforma de aceleração de crescimento para a indústria móvel, divulgou o quarto relatório anual do Mobile Ad Creative Index, que analisa as tendências para aplicativos de jogos e entretenimento.

O estudo descobriu vários comportamentos que os jogadores têm quando estão interagindo com um anúncio. Uma das descobertas é que quanto melhor um anúncio representar o que um jogador pode encontrar dentro de um apps de jogo, melhor aquela propaganda vai performar. Ou seja, usar um anúncio interativo com uma interface parecida ao jogo original em formato de mini jogo ou de uma fase bônus pode engajar os usuários e motivá-los a clicar em links de produtos. Isso é tão evidente que muitos criadores de jogos até passaram a incorporar estes anúncios nos games abertamente.

A pesquisa descobriu também que, entre as principais motivações que levam os usuários a jogar, estão: empolgação e adrenalina; raciocínio e resolução; competir com outras pessoas; descobrir novos mundos; colecionar tesouros; personalizar e decorar; aprimorar habilidades e atingir marcos.

Outra tendência observada pelos especialistas ouvidos na pesquisa é quanto ao crescimento, nos últimos dois anos, de anúncios em vídeo que simulem situações de fracasso. O que pode estar ocorrendo devido aos usuários acharem divertido ver movimentos engraçados e resultados inesperados em apps de jogos.

Sobre o relatório

O relatório Mobile Ad Creative Index de 2022 da Liftoff baseia-se em uma análise de dados internos, de 1º de janeiro de 2021 a 1º de janeiro de 2022, de 805 bilhões de impressões, mais de 12,6 bilhões de cliques e 200 milhões de instalações. O objetivo do estudo é ajudar a alimentar todo o ciclo de crescimento de aquisição, engajamento, monetização e análise de usuários de aplicativos móveis.