Seis dicas para equilibrar finanças com amizades

Desde pequenos ouvimos que para manter uma boa amizade devemos deixar os negócios e as finanças à parte. Mas será que realmente precisa ser assim?

Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, traz seis dicas de como é possível equilibrar as amizades com as finanças, mantendo os bons amigos por perto e ainda dividindo experiências e dicas sobre dinheiro com eles.

1- Fale de dinheiro com seus amigos 

Um bom começo para manter esse equilíbrio é conversar com os seus amigos sobre dicas financeiras e sobre como economizar. Dessa forma, fica mais fácil saber  a condição financeira de cada amigo. É importante também identificar os hábitos e os lugares que eles frequentam e ver se estão adequados ao seu poder de consumo. Muitas vezes, há amigos que podem ser perigosos para a vida financeira, sempre incentivando a gastar um pouco mais, a frequentar locais caros e a ostentar os recursos que têm e o que não têm.

2 – Combine encontros dentro do orçamento de todos 

Falar de dinheiro com seus amigos permite conhecer melhor a situação financeira de cada um. Proponha encontros em locais onde todos possam estar sem deixar ninguém de fora por ter que economizar mais em um determinado mês. 

3- Use comandas individuais 

Ao passear com seus amigos, sempre proponha uma comanda individual, dessa forma cada um consome o que quer e o que pode, e não fica injusto para ninguém.

4- Não tenha vergonha de cobrar o dinheiro emprestado 

Caso tenha  emprestado dinheiro para o seu amigo, não tenha vergonha de cobrar. Avise que está precisando daquele dinheiro, e, se houver necessidade, proponha um parcelamento desse empréstimo.

Caso seja você o amigo que pediu dinheiro emprestado, lembre que terá que pagar  e já se planeje para isso, informando quando poderá devolver o empréstimo. 

5- Não tem dinheiro para sair? Fale a verdade 

Caso não dê para ir no encontro com os amigos por falta de dinheiro, fale a verdade e não se endivide por mentiras. Amigos de verdade irão entender e até podem propor uma alternativa juntos. 

6- Contratou o serviço de um amigo? Pague como faria com qualquer profissional 

Valorize o trabalho do seu amigo, indique, dê a preferência a ele, isso também é significado de amizade. Uma pessoa, mesmo que seja seu amigo, ao fazer algo por você, usa da sua habilidade e do seu tempo, então é correto que você pague pelo trabalho realizado como faria com qualquer outro profissional.