Gestão de impostos na cadeia de suprimentos pode representar ganho de eficiência para as empresas

Você sabe qual é a importância da busca de eficiência na cadeia de suprimentos? Também conhecida como supply chain, a gestão dessa área no Brasil pode ser muito complexa, pois envolve a organização e funcionamento de toda a cadeia de operações de um negócio, desde a compra da matéria-prima até a fabricação e entrega ao consumidor.

A gestão de impostos na cadeia de suprimentos é um conjunto de conceitos e boas práticas que tem como foco a análise de dados para mapeamento dos impactos fiscais ao longo da cadeia, com o objetivo de garantir o melhor resultado, com o maior lucro e o melhor fluxo de caixa.

Entender como são tributados todos os insumos da sua cadeia produtiva e buscar fornecedores com vantagens competitivas são estratégias que podem significar ganhos financeiros para o negócio. A compreensão dos impostos pagos nos gastos e nas receitas de uma empresa pode reverter cenários de geração de caixa, para melhor ou para pior.

Para que a sua empresa entenda mais sobre o assunto, a Nutax Digital, que nasceu para facilitar a transformação digital na gestão tributária, separou três pontos importantes para um bom alinhamento entre a gestão de impostos e o supply chain, – afinal, é necessário entender que perder competitividade e capacidade financeira são dois grandes problemas que uma empresa pode enfrentar caso não tenha uma gestão de impostos eficiente em sua cadeia de suprimentos.

1 – Garanta a compreensão:

Conheça e entenda com o seu time quais são os tributos que incidem sobre os seus materiais e qual o efeito deles em seu custo líquido de produção/venda. Saiba também quais tributos você cobra em sua nota fiscal.

2 – Conheça os seus fornecedores:

Entenda seu posicionamento estratégico e fiscal: quais são as vantagens e desvantagens de um determinado fornecedor, e o que os concorrentes dele podem oferecer em termos de tributação. 

3 – Planeje e execute:

Identifique possíveis oportunidades, projete cenários e defina os objetivos. Execute e acompanhe os resultados de suas ações.

Deixe um comentário