Dia do Choro tem apresentações gratuitas na Beira Mar de Fortaleza

Dia do Choro tem apresentações gratuitas na Beira Mar de Fortaleza

Hoje, 23.4, domingo, Dia Nacional do Choro, a Prefeitura de Fortaleza realiza edição do projeto Cultura à Beira-Mar, no anfiteatro Jornalista Flávio Ponte, na Beira-Mar. A ação resulta de parceria da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza com o Instituto Cultural Iracema (ICI). Os shows começam às 17h30min.

Desta vez, o evento recebe parte da programação do 4° Chora Iracema – Circuito de Choro de Fortaleza, com grandes nomes da música instrumental. Quem sobe ao palco são os grupos Choro Cabuloso e Não Insistas, Rapariga.

A edição deste domingo homenageia o mestre multiinstrumentista, arranjador e compositor Tarcísio Sardinha, que nos deixou ano passado. Tarcísio era presença constante nas rodas de samba e chorinho de Fortaleza, e neste Dia Nacional do Chorinho será lembrado durante a apresentação realizada no Cultura Beira-Mar.

O choro é caracterizado por um ritmo animado e alegre, que, geralmente, é tocado por um conjunto de instrumentos, incluindo violão, flauta, cavaquinho e bandolim. O ritmo foi criado no Brasil no século XIX.

O chorinho também é uma parte fundamental da cultura cearense e continua a ser um estilo popular na atualidade. Por isso, neste ano, o Dia Nacional do Choro será comemorado no cartão-postal de Fortaleza.