Cursos gratuitos encorajam escritores brasileiros a promoverem obras

Foram 13 eventos on-line desde o início da pandemia e mais de 60 mil pessoas participaram das aulas gratuitas da jornalista e professora Lilian Cardoso, que se dedica às maiores editoras do Brasil há 14 anos. Em 2019, ela decidiu iniciar um projeto que tem mudado o jeito de pensar e trabalhar dos escritores, muitas vezes sozinhos e cheios de dúvidas neste concorrido mercado.

“Quando comecei a me encontrar mais com este público, imaginei que o meu maior desafio era quebrar a crença do autor brasileiro de que basta ter uma boa ideia, escrever e publicar. Hoje é preciso que o escritor se conecte com o leitor diariamente. Melhor ainda se for antes da publicação do livro”, defende a jornalista, que organiza o próximo evento gratuito no seu canal do YouTube, marcado para os dias 10, 11 e 12 de maio, a partir das 20h.

Lilian Cardoso, diretora da agência que mais divulga livros no Brasil, preocupa-se todos os dias em ensinar ao autor brasileiro que, além de investir na qualidade da publicação, é preciso se atentar à produção de uma capa atraente, criar um bom prefácio e cuidar também das parcerias antes de assinar o contrato com uma editora.

“Infelizmente, como em todo mercado, há profissionais que agem de má-fé. O que me incomoda profundamente é ver autores enganados com promessas falsas que não correspondem à dinâmica do mercado, principalmente em relação às vendas e à distribuição de livros”. Lilian comenta ainda que ficou um pouco insegura quando começou a entrar nestes pontos, no entanto, para sua surpresa, entidades sérias do setor, que prezam pela qualidade e respeito do autor, apoiaram sua causa, que tem ajudado a transformar e a democratizar a literatura no país.

Além dos eventos gratuitos, Lilian oferece cursos pagos para quem quer se aprofundar nos processos editoriais e também precisa avançar no marketing. “Fazer o escritor perder a vergonha de falar dos seus livros em qualquer lugar é meu melhor presente. Toda semana recebemos depoimentos dos nossos alunos com conquistas que, se não fosse a coragem do que chamo ‘abrir o livro’ nas redes sociais, muitas pessoas sequer saberiam que essas obras existem”.

E o momento pede cada vez mais por formações como esta, já que o mercado brasileiro nunca esteve tão aquecido. A volta dos eventos presenciais pós-pandemia e o novo hábito do leitor brasileiro para a compra durante o período de quarentena devem manter os números de vendas favoráveis. Dados do Painel do Varejo de Livros no Brasil, estudo realizado pela Nielsen BookScan com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), apontam que o primeiro trimestre de 2022 teve 14,56 milhões de livros vendidos, totalizando uma receita de R$ 661,30 milhões.

Para quem pretende lançar um livro e tirar o projeto da gaveta, a especialista indica que a hora é agora. O convite para as próximas aulas gratuitas com Lilian Cardoso é recomendado também para quem já publicou, mas tem dificuldade em vender e conquistar mais leitores. Para participar, basta fazer a inscrição por este link: www.liliancardoso.com.br/escritor-360

No entanto, os escritores precisam ficar atentos às datas, pois a segunda edição do Escritor 360° sairá do ar alguns dias após a transmissão ao vivo.