Plataformas de gestão financeira facilitam acesso de empresas a crédito em cenário desafiador

O atual cenário de juros elevados e cautela dos agentes econômicos torna difícil o acesso das empresas ao crédito. As restrições aumentam ainda mais de acordo com a avaliação da instituição financeira sobre o desempenho e resultados do negócio, além da situação de inadimplência da companhia.

Até mesmo empresas com as contas em ordem enfrentam dificuldades para obter boas condições de empréstimos no mercado. Isso porque boa parte delas não consegue gerar demonstrações financeiras com informações precisas e de forma transparente. Nesse contexto, a automatização de processos da área financeira está fazendo a diferença.

Foi o que aconteceu com a Reche Frotas , empresa de Manaus (AM), referência em locação de frotas e carros por assinatura no Norte do país, que decidiu adotar a plataforma SaaS do Accountfy com o objetivo de acompanhar o constante crescimento das atividades e gerar seus resultados com mais facilidade. Ela logo descobriu que a ferramenta trazia outro ganho: melhores condições na tomada de crédito.

“Quanto melhor a apresentação de resultados para os bancos, melhores são as pontuações de risco e avaliação de crédito. Com o Accountfy, subimos o livro razão na plataforma, que gera as demonstrações financeiras e logo em seguida as transforma em painéis e gráficos que fazem sentido para o nosso negócio. O resultado disso foi um aumento de 30% na capacidade de alavancagem da empresa e redução de 10% a 15% nas taxas de juros nos empréstimos”, diz Sidney Galdeano, fundador e diretor executivo da Reche Frotas.

Com mais de 13 anos, a Reche Frotas teve um crescimento significativo, assim como em sua demanda. As aquisições de novos veículos chegam a 500 a 1000 unidades anuais, negociadas diretamente com as montadoras.

Mas a manutenção e renovação da frota a cada 12 meses exigem grandes investimentos. Assim, a captação de crédito precisa seguir um rigoroso planejamento interno a fim de garantir recursos para o CAPEX (despesas de capital ou investimento em bens de capital) destinado à expansão e renovação de frota, assim como à amortização do cronograma de financiamento já contratado.

“Nesse momento, o bom relacionamento com os bancos e a transparência dos números refletem em melhores condições de pagamento, com taxas de juros reduzidas e maior alavancagem, que é essencial para empresas que trabalham no segmento de locação de frotas”, afirma o executivo.

“Por meio do módulo de dashboards e geração de relatórios gerenciais do Accountfy, é possível acelerar os lançamentos de resultados trimestrais junto às instituições financeiras para obtenção de crédito. Além disso, a riqueza de informações dos reportes automatizados contribuiu para trazer ainda mais credibilidade para a empresa”, diz Goldwasser Pereira Neto, CEO do Accountfy.

A rápida geração de demonstrativos financeiros, segundo Galdeano, também facilitou o compartilhamento de informações importantes para os stakeholders, contribuindo para uma gestão ainda mais colaborativa e transparente. “Um dos fortes valores da Reche Frotas é a integridade e o compromisso com nossos acordos. Aqui dentro, todos têm acesso aos nossos resultados. Poder apresentar essas informações rapidamente e numa linguagem mais fácil de entender é um dos maiores benefícios da plataforma”, afirma o executivo.