Pós-venda: quatro dicas para fidelizar os clientes e aumentar vendas no e-commerce

Pós-venda: quatro dicas para fidelizar os clientes e aumentar vendas no e-commerce

Melhorar continuamente a experiência do consumidor e aumentar o lucro da empresa com a integração de estratégias de pós-venda é um caminho certo para os pequenos e grandes negócios trilharem no mercado competitivo do e-commerce.

Essas boas práticas de pós-venda estão voltadas ao relacionamento com o cliente, e por consequência trazem ótimos resultados para a receita do negócio. Bruno Angelo, CEO da Hubsale, que comanda uma plataforma inovadora com checkout transparente e suporte exclusivo via WhatsApp preparou algumas dicas de especialista para turbinar o pós-venda.

1- Use ferramentas para otimizar o pós-venda

Há inúmeras ferramentas que potencializam o processo de pós-venda, com destaque para a ActiveCampaign e Reportana.
Essas soluções de automação podem ser configuradas para conectar a loja e o cliente durante todo o processo de pós-venda por meio de envios de e-mails, SMS e mensagens via aplicativo de WhatsApp.
Para os negócios que ainda não podem investir em ferramentas pagas a dica é fazer uso da automação que o Facebook disponibiliza aos seus usuários gratuitamente. Desta forma, sempre que o cliente enviar uma mensagem no Instagram ou Facebook da empresa, a solução envia uma resposta automática com um link de conversa no WhatsApp, por exemplo. É uma ótima alternativa de centralizar a comunicação com custo baixo.

2- Ofereça suporte humanizado

Sem sombra de dúvidas, manter o cliente ciente de todos os processos da maneira mais transparente e acessível possível é o caminho!
Por isso, a importância de fazer uso de ferramentas que automatizam os envios das atualizações do processo de compra. E claro, para estar mais próximo do cliente, é preciso estar presente. Para isso, as ferramentas que enviam automações via WhatsApp ou SMS são mais indicadas.
Além disso, nada supera um suporte humanizado e ágil para responder dúvidas e resolver (ou pelo menos demonstrar interesse em resolver) os problemas do cliente.

3- Tenha um suporte qualificado

E-commerces com suporte assertivo e qualificado conquistam alto grau de satisfação do cliente no atendimento, feedbacks positivos e leads gratuitos. A propaganda boca a boca também é estimulada, assim como os compartilhamentos de elogios – que aumentam a reputação da empresa – em redes sociais.
Um suporte eficiente é sinônimo de fidelização. Com essa boa prática as chances de venda para o mesmo cliente aumentam consideravelmente. É uma verdadeira reação em cadeia e as vantagens são inúmeras. Quem tem um bom suporte e entrega um bom produto, não tem limites de crescimento.

4- Dica de ouro HubSale

Esteja onde o cliente está e fale a língua dele!
Você precisa estar junto do cliente na hora que ele precisa. Seja ágil, demonstre interesse em resolver os problemas e não deixe de manter um relacionamento próximo.
As pessoas gostam de relacionamentos, desde que sejam vantajosos para ambas as partes.