Seis funções do Waze que nem todos conhecem

Seis funções do Waze que nem todos conhecem

Dirigir apenas seguindo as placas ou ter que consultar mapas impressos das cidades antes de sair de casa, já não faz mais parte da rotina de milhares de brasileiros. O surgimento do Waze, app de mobilidade, modificou a vida dos motoristas, pois além de indicar o caminho, o aplicativo sugere as melhores rotas, mostra o trânsito em tempo real e ajuda a economizar tempo. Porém, mesmo sendo tão popular, vários usuários desconhecem algumas funções do app, que vão muito além de indicar rotas – como, por exemplo, as ferramentas para corrigir erros no mapa. 
Por essa razão, o Waze listou as funções pouco conhecidas pelos usuários do aplicativo de mobilidade, disponível para Android e iPhone (iOS) e também na versão desktop. 

1) Corrigir erros no mapa
Uma via mudou de sentido ou um novo viaduto foi inaugurado, mas as informações ainda não aparecem no Waze. Sabia que é possível incluir e/ou modificar informações erradas no Waze? Muita gente acredita que o mapa é atualizado via satélite e que simplesmente aparece quando você coloca um endereço. Mas, por trás de cada rota do Waze, há uma comunidade de editores voluntários criando e atualizando o mapa para que outras pessoas cheguem no destino da maneira mais eficiente possível.

O aplicativo tem cinco comunidades e cada uma dela desempenha um papel fundamental na construção do Waze:
Os editores de mapas editam e mantêm os mapas atualizados.Os testadores beta obtêm acesso antecipado a novos recursos para garantir que as novidades cheguem corretas aos mais de mais de 140 milhões de usuários mensalmente ativos.Os localizadores traduziram o aplicativo e seus recursos para 56 idiomas.Os parceiros são empresas e órgãos públicos que utilizam os dados do app para tomar decisões de mobilidade urbana.
Todos podem se tornar editores de mapa, basta se cadastrar no site e usar a plataforma para ajustar os endereços errados. Conforme o desempenho, novas atribuições são liberadas dentro da plataforma. 
Além disso, para sugerir ou corrigir um trajeto e ajudar outras pessoas, basta seguir os passos:
Toque em Alertas – balão no canto direito da tela. Toque em Erro no mapa.Toque novamente em Erro no mapa.

Toque em um tipo de problema.
Toque em Comentar para dar mais detalhes do problema.Toque em Enviar para fazer o alerta.

2) Planejamento de viagem 
O recurso ajuda o motorista a programar o horário ideal de partida e o tempo estimado até o local de destino e o Waze vai enviando alertas baseado nas condições de trânsito atualizadas. Além disso, o usuário pode integrar sua agenda de compromissos ou os eventos do Facebook ou Calendário para que sejam automaticamente adicionados ao app e informe sobre os melhores horários de partida. 
Para usar basta seguir os passos abaixo:
Abra o Waze e toque em Meu Waze.
Toque na guia Planeje um percurso.

Toque em Planejar um percurso.

Procure seu destino na barra de pesquisa.

Escolha o horário e a data em que você quer chegar ao destino e toque em Salvar. Assim o Waze avisará o melhor horário de partida. 


3) Integração com o áudio e vídeo player + comando de voz
Qualquer veículo com sistema multimídia compatível pode receber o aplicativo Waze, principalmente, os com o sistema operacional Android Auto. 
Com o aplicativo habilitado, o motorista pode utilizar todas as funções do app diretamente na tela do veículo. É possível inserir um destino, checar alertas e ajudar outros usuários reportando situações de trânsito na cidade. 
Também é possível, nos automóveis com Android Auto, usar o comando de voz. Basta dizer “Ok, Google” e falar ao Waze seu destino. Assim o motorista tem uma tela maior para diminuir distrações com o celular enquanto dirige.
Para começar a utilizar o Waze no Android Auto é bem simples, basta ter a versão do Waze mais atualizada em seu celular. Conectar o celular via USB no veículo. Pressionar o botão de navegação no canto esquerdo inferior da tela e optar pelo Waze.

4) Gravador de voz 

Muitos já ouviram vozes de personalidades famosas no Waze como Gil do Vigor, Mc Fioti, Batman e diversas outras. Mas, sabia que dá para gravar a própria voz no aplicativo e compartilhar com os amigos para utilizarem também. Deixando o app mais divertido e emocionante.
Para gravar seguir os passos abaixo: 
Toque em Meu Waze e em Configurações .
Toque em Voz e Som​.
Selecione Voz Waze.
Escolha Adicionar nova.
Toque no tipo de rota que você quer gravar.
Ao fim da gravação, selecione o nome da voz e toque em Salvar para finalizar.

5) Pedágio
O Waze mostra as opções de trajeto e o preço estimado dos pedágios antes de viajar. Ainda é possível conseguir os detalhes de como o Waze calcula cada preço e pode optar por rotas alternativas sem pedágio, se preferir. Ideal não só para planejar as viagens, mas para o dia a dia em cidades com pontos de pedágio.
Abra o Waze.
Selecione um destino.
Veja o trajeto e o preço do pedágio na tela do celular.
Toque no preço para ver mais informações sobre como ele foi calculado pelo Waze.

6) Postos de combustível
Acabar a gasolina e ficar parado na estrada – esse é um perrengue que os usuários do Waze não precisam passar, pois é possível checar no app se há um posto no caminho e se está ou não funcionando. 
O Waze tem o recurso que mapeia postos de gasolina próximos ao motorista e informa os melhores preços de combustível direto na tela do celular. Com esse recurso, uma lista completa dos postos com os valores fica disponível e, caso necessário, é possível traçar uma rota para chegar até o local escolhido.
Como usar o Waze para encontrar o combustível mais barato:
Abra o aplicativo Waze no seu celular e na barra de busca inferior toque em ‘Para onde?'( …)



Em seguida, toque no ícone da bomba de combustível.
Agora, como na captura de tela abaixo, você verá uma lista com vários postos na sua região.