Análise de dados, com uso de modelagem preditiva, pode ofertar resultados assertivos para empresas

O uso de modelos estatísticos de probabilidade, baseados em conjuntos de informações, é um recurso utilizado para fazer previsões de todos os tipos. A chamada modelagem preditiva pode ser fundamental ao iniciar, ampliar ou inovar um negócio e as empresas brasileiras têm compreendido, gradativamente, a necessidade deste tipo de inteligência.

Para falar em profundidade sobre o tema, o Espaço Conceito Banco do Brasil RJ convidou Dora Kaufman para uma palestra aberta ao público. A especialista em impactos da inteligência artificial no mundo dos negócios e no mercado de trabalho explica que o Brasil está atrasado no processo de transformação digital, que representa uma convergência de várias tecnologias, como Inteligência Artificial (IA), blockchain, 3D e novos materiais.

Segundo ela, existem diferentes definições para IA, de acordo com a área de conhecimento. Dora prefere explicar IA como “a ciência e a engenharia de criar máquinas que tenham funções exercidas pelo cérebro biológico (ou cérebro dos animais)”. Nos negócios, a IA é bastante vantajosa para prever resultados, mas requer mudanças nos processos e na cultura das organizações.

“A implementação de modelos de IA não é simples, mas os resultados são potencialmente superiores a alternativas existente”, conta. “Qualquer processo de previsão, que leva à decisão, é precedido de análise de dados”, descreve. “A técnica de aprendizado de máquina permite lidar com grandes conjuntos de dados (big data), logo, a tendência é ter resultados mais assertivos com o tempo”, detalha a especialista.

Grande parte dos empresários e gestores possui pouca familiaridade com inteligência artificial como técnica de estatística avançada, mas na visão de Dora é possível contar com especialistas na área.  “O gestor precisa compreender o fundamento, como funciona e quais as vantagens comparativas a outras técnicas estatísticas, inclusive identificando qual o problema de negócio a ser equacionado”.

Amanhã (quinta-feira, 19/08), a partir das 17h, a especialista Dora Kaufman aprofundará todos esses temas na palestra As soluções estão nos dados – como usar modelagem preditiva, que será realizada no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, localizado na instalação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Com transmissão online pelo youtube.com/bancodobrasil, as inscrições, gratuitas, estão abertas em bit.ly/livespacobb.