Dicas de como reduzir custos e realizar projeções de vendas nas empresas

Uma das principais dificuldades dos empreendedores é a redução dos custos da empresa. Seja com fornecedor, compras, contas e etc. A Seteco Consultoria Contábil, conta que os gastos excessivos são mais comuns em empresas onde não há processos bem definidos, acarretando retrabalho entre diversas áreas. “Um dos cenários mais comuns são pessoas fazendo o mesmo trabalho mais de uma vez. Ainda mais quem está começando a empreender”, comenta Francisco Peroni, Diretor da Seteco.

Com isso, o primeiro pensamento é enxugar o quadro de funcionários No entanto, com uma boa estratégia, essa redução pode não ser necessária. Neste caso, automatizar os processos e eliminar atividades manuais e retrabalhos, são opções interessantes.

“Para o novo empreendedor é necessário ter em mente que para crescer e manter uma boa saúde financeira, a empresa, além do foco na redução de custos, deve buscar a ampliação das receitas, visando o aumento do lucro, que é o resultado das receitas menos despesas”, comenta Peroni.

Uma das principais ações que podem ser feitas é a contratação de um contador para atuar no controle das contas e nos demonstrativos de resultado da empresa. A partir disso, a empresa terá revisões contínuas e um bom planejamento tributário para evitar despesas desnecessárias e riscos financeiros.

“Dependendo do segmento da empresa também é importante que área responsável faça uma projeção das vendas para o ano. Somente assim será possível construir um planejamento para saber o que precisa comprar ou as áreas que precisam de investimento”, conta Peroni.

O diretor da Seteco ainda elenca as principais ações que devem ser feitas para esta projeção de vendas:

– Fazer uma análise do histórico de vendas;

– Controlar o planejamento;

– Estudar potencial de mercado;

– Considerar períodos sazonais;

– Analisar as vendas por produto;

– Negocie com os fornecedores e renegocie contratos;

– Crie e estimule metais mensais, semestrais e anuais