Base da educação financeira, controle orçamentário é rotina para 78% dos brasileiros

Fundamental para o bem-estar social, a educação financeira vem se consolidando como uma agenda importante entre os brasileiros. Segundo dados da mais recente sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, 78% da população afirmou ter o hábito de fazer controle orçamentário, enquanto 83% declarou buscar informações para organizar melhor suas contas. 

O tema, que ganha relevância em meio ao aumento dos índices de inadimplência, é também o mote da Semana Nacional de Educação Financeira, iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) realizada entre 12 e  18 de dezembro. 

Ainda de acordo com o levantamento quantitativo da ANBC, feito por meio de questionário online entre os dias 12 de setembro e 21 de outubro, a própria nota de crédito, pontuação referente ao comportamento financeiro do cidadão, é conhecida por 53% dos respondentes, com 68%, em média, declarando saber a que se refere o índice. 

“Temos acompanhado por meio das sondagens que o brasileiro vem demonstrando mais preocupação e atenção com as finanças pessoais. E isso é muito importante, uma vez que os leva a buscar além das orientações também informações sobre ferramentas que podem desempenhar um papel determinante nesse aprendizado”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC. “Mais que isso, transformar educação financeira em atitude financeira é fundamental para permitir que recursos recebidos como empréstimo ou financiamento tragam bem-estar real à vida de pessoas ou empresas”, finaliza.