Fintech lança solução que garante pagamento do crediário a lojistas, mesmo com inadimplência de clientes

Proprietária de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, a fintech Meu Crediário acaba de lançar o Meu Crediário Garantido, solução digital para o setor varejista. O novo produto oferece ao lojista a garantia do recebimento das parcelas do crediário, mesmo se o cliente não efetuar o pagamento. Inicialmente, o serviço estará disponível para lojas de calçados, moda e óticas que já possuem crediário próprio e buscam mais tecnologia e praticidade na operação das vendas a prazo. A expectativa da empresa é alcançar R$ 1,5 milhão de vendas mensais nessa modalidade até o fim do ano. Atualmente, o volume bruto de mercadorias (GMV) anual da operação do Meu Crediário é superior a R$ 500 milhões e a projeção para 2022 é atingir R$ 1 bilhão.

Segundo Jeison Schneider, CEO da fintech, neste modelo, todo o risco da operação de crédito é do Meu Crediário. “Desde o processo de análise para concessão de crédito, limite disponível e exposição ao risco. O lojista não precisa se preocupar com a inadimplência e com nenhuma outra questão operacional de serviço e cobrança. Outra característica do nosso modelo é a total flexibilidade que a loja tem para escolher se quem assume a taxa do serviço é ela mesma, o cliente ou se será dividida entre a loja e o consumidor”, explica. 

A novidade do Meu Crediário, assim como todas as soluções que a empresa já oferece ao mercado, é voltada aos pequenos e médios varejistas. “Disponibilizamos a essas redes um modelo usado por grandes players do varejo, não apenas no que diz respeito à tecnologia e software, mas também à alavancagem financeira. As compras no crediário ainda são muito utilizadas principalmente pelo público de classes C e D. É uma modalidade que segue crescendo e é fundamental para a sustentação do setor, uma vez que o crediário representa hoje 40% do faturamento dos lojistas, em média”, argumenta Schneider.

Facilidades aos consumidores

Por ser digital e sem papel, o modelo traz também praticidade aos consumidores, que podem realizar todas as transações por meio do app Crediário Digital (disponível para iOS e Android), sem a necessidade de assinar um carnê na loja física. O cliente também tem a opção de realizar o pagamento das parcelas dentro do próprio aplicativo via boleto bancário ou Pix. “Vale destacar ainda que o app unifica todas as lojas ligadas ao grupo Crediário Digital, que inclui, além do Meu Crediário, a Tidas e a Servipa, empresas que já oferecem a modalidade de garantia para lojistas na região Sul do Brasil. Ao todo são mais de 2 mil lojas parceiras em todo o País”, revela o CEO do Meu Crediário. 

“As soluções do Meu Crediário integram os ambientes físico e digital, ou seja, oferecemos a liberdade para os varejistas oferecerem crediário próprio tanto para os clientes que vão até a loja quanto para aqueles que preferem realizar as compras e pagamentos digitalmente. Esse é o verdadeiro buy now pay later – modalidade em que somos pioneiros no Brasil”, conclui Schneider.