Startup conecta advogados com aposentados que precisam de orientação jurídica

Procurar o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS diretamente, sem conhecer bem os serviços oferecidos pelo órgão ou os requisitos exigidos para recebê-los, pode causar uma grande dor de cabeça aos segurados. Em 2021, o órgão encerrou o ano com mais de 1,8 milhão de processos em análise, sendo que até junho do mesmo ano, mais de 650 mil pedidos de aposentadoria foram indeferidos por falta de documentação, erros ou pendências. Pensando nisso, a legaltechPrevidenciarista, plataforma digital de cálculos e petições previdenciárias, lançou o serviço Prev Casos, totalmente gratuito aos segurados do INSS. Trata-se de um catálogo de processos previdenciários que fica disponível para os advogados da plataforma darem “match” e oferecerem seus serviços.

De forma simples, rápida e segura, o beneficiário preenche um formulário noPrev Casos com algumas informações sobre o seu processo com o INSS ou o benefício que procura. Esse cadastro fica disponível para mais de 10 mil advogados da plataforma, que analisam e verificam o serviço mais indicado para cada caso. Esse profissional entra em contato com o segurado oferecendo atendimento e orientação. A negociação dos honorários é feita apenas entre o advogado assinante da plataforma e o segurado que cadastrou seu caso, sem participação do Previdenciarista nessa etapa.

“Encontramos uma forma de ajudar os dois lados ao mesmo tempo, facilitando o andamento do processo do segurado do INSS, que passa a ser acompanhado por um profissional experiente, além de proporcionar ao advogado um catálogo de casos para que ele encontre um para atender sem sair do Previdenciarista”, explica Renan Oliveira, advogado e cofundador da legaltech.

Lei Geral de Proteção de Dados

Pensando na segurança dos dados dos beneficiários e seguindo as normas da Lei 13.709/2018, somente os advogados cadastrados no Previdenciarista podem acessar os processos inseridos no Prev Casos. Cada segurado que preencheu o cadastro pode ser acionado por até cinco advogados da plataforma, que só conseguem encontrar o contato do segurado após assinalarem interesse no processo.

“Dessa forma, conseguimos garantir a segurança dos dados do segurado e de seu processo, evitando que ele seja procurado por advogados de fora da plataforma ou em um número excessivo. A qualquer momento, o segurado pode retirar seu processo do Prev Casos, apagando automaticamente todos os dados dele de nossa plataforma, impedindo que seja procurado novamente por nossos advogados”, explica Renan. 

Lançado em outubro e em fase de testes, o Prev Casos já cadastrou mais de 10 mil novos processos na plataforma em todos os estados brasileiros. O serviço se manterá gratuito até março de 2022 para os advogados da plataforma. Após esse período, será necessário contratá-lo. Para os segurados, o cadastro no Prev Casos continuará sendo feito sem qualquer custo.