Consultoria em reputação: o que é e quando a empresa precisa?

A reputação de uma empresa e de suas marcas está no topo das preocupações de todo empresário. Não se trata, apenas, de como os produtos são vistos por seus consumidores. O conceito de reputação vai adiante e envolve todos os públicos com que a empresa se relaciona.

A reputação é construída no dia a dia de inúmeras maneiras, e com impactos diferentes na empresa. Além da recomendação espontânea, o tão falado “boca a boca” feito por consumidores satisfeitos em seu círculo de convívio ou por avaliações na internet, leva colaboradores a contribuir de forma significativa, tendo orgulho de trabalhar para a marca, por exemplo.

Até onde vai a importância de boa reputação? Além da preferência de consumidores, empresas com boa reputação têm melhores chances de negociar com fornecedores e até com bancos, por exemplo. “Outro ponto muito positivo é o chamado “benefício da dúvida”. Não é incomum empresas enfrentarem um problema em relação à qualidade de um de seus produtos ou até mesmo em relação à sua idoneidade. Uma marca bem-conceituada tem mais facilidade de administrar essa crise”, explica José Carlos Stabel,

Construir uma reputação é tarefa de longo prazo. A consultoria externa, até por ser isenta, pode em primeiro lugar avaliar a reputação de uma empesa no início de sua atividade e localizar pontos que talvez mereçam atenção especial, propondo medidas corretivas. “Numa primeira fase do serviço de uma consultoria não é incomum serem localizadas ameaças a serem corrigidas e mesmo oportunidades que não estão sendo aproveitadas” completa Victor Olszenski.