Startup usa plataforma para mostrar resultados de forma rápida e precisa para investidores

Startup usa plataforma para mostrar resultados de forma rápida e precisa para investidores

A GeekHunter, plataforma de recrutamento na área de tecnologia, agregou mais valor às apresentações de resultados para os investidores ao adotar a tecnologia para gestão de performance financeira do Accountfy. Com 96 colaboradores, a empresa sempre teve constante necessidade de impressionar possíveis investidores ao apresentar seus números como estratégia para manter o crescimento dos negócios.

Para Guilherme Goraieb, CFO da GeekHunter, implementar uma nova ferramenta que conseguisse proporcionar esse tipo de visibilidade, de forma rápida e precisa, era essencial para o momento. “A plataforma deu maior transparência aos dados e informações contábeis, o que traz mais credibilidade e transmite maior confiança ao investidor. E isso é fundamental para seguirmos em expansão, em especial neste momento desafiador para as startups em relação à captação de recursos no mercado”, avalia. 

O cenário de inflação e juros elevados estão impactando os investimentos em startups. No primeiro semestre, as startups brasileiras captaram US$ 2,92 bilhões, em 327 transações, valor 44% inferior ao do mesmo período do ano anterior, segundo relatório da plataforma de inovação Distrito.

Segundo Goraieb, a GeekHunter avaliou duas opções de plataformas e decidiu adotar o Accountfy por oferecer os relatórios mais completos. Neles, a empresa pode adicionar informações essenciais, inclusive externas, mais detalhadas criando dashboards personalizados e automatizados. “Encontramos na plataforma uma maneira de trazer mais dados para análise e não apenas os apurados no livro razão. Assim, o panorama do desempenho da organização conta com os principais indicadores inseridos no Accountfy”, diz.

O planejamento orçamentário também ganhou um método ágil para ajustes em meio ao cenário volátil para startups e que exigia respostas rápidas. Nesse sentido, o Accountfy permitiu avaliar a rentabilidade do orçamento, por meio do monitoramento dos gastos do período. Além disso, ofereceu flexibilidade para que os planos sejam ajustados conforme a necessidade.

“Frente a um cenário de mudanças constantes, fica inviável gastar várias horas para elaborar e ajustar um orçamento. Na plataforma, é possível fazer um acompanhamento das despesas e avaliar a necessidade de alocar mais ou menos recursos rapidamente”, explica Goldwasser Pereira Neto, CEO do Accountfy.

Ultrapassando fronteiras

Com planos de expansão, a GeekHunter pretende chegar aos Estados Unidos e Canadá, e o Accountfy embarca junto como ferramenta chave. A empresa já usa a conversão de moedas automática no DRE. Com novas unidades espalhadas pelo continente, entretanto, a parte operacional aumenta, o que traz a necessidade de maior segurança dos dados que serão divulgados para os stakeholders e também no tempo de unificação e trabalho desses números.

“Saber que temos tempo extra ao gerar nossos dados já convertidos na moeda estrangeira e contar com a garantia que esses números estão corretos ao apresentá-los para nossos investidores significa muito no processo de internacionalização”, completa Goraieb.

Adeus às planilhas

Na prática, a rotina financeira da GeekHunter era marcada pelo uso de planilhas, com tarefas como cálculo de descontos e pagamento de férias nas folhas de pagamento feitas manualmente. O mesmo acontecia com os relatórios, e, no fim, a startup sentia falta de certas informações. Com o Accountfy, foi possível integrar mais detalhes a eles.

Já a elaboração de relatórios gerenciais e DREs e divulgação de resultados vinham acompanhadas da preocupação de haver erros nas fórmulas ou entradas de dados. Essas demandas foram, então, automatizadas com a plataforma.

“Uma de nossas maiores dificuldades era garantir que os números batessem. Na pressa de cumprir com os prazos, corríamos o risco de digitar um número errado, ou até mesmo mudar um filtro acidentalmente e bagunçar todos os dados. Agora as planilhas foram aposentadas”, diz Débora Meneguete, coordenadora financeira na GeekHunter.

A área financeira ainda economizou horas de trabalho por meio da gestão colaborativa, que permite o acesso de usuários à plataforma simultaneamente. “Antes, gerávamos uma planilha por setor para que o gestor pudesse acompanhar resultados. Com a ajuda da plataforma, reduzimos o trabalho que tínhamos para produzi-las, bastando conceder o acesso para cada um deles”, afirma Débora.