Conheça os perfis de clientes mais indicados para aderir à assinatura anual de carros

Com a situação complicada do mercado automotivo, que tem sofrido com a falta de peças e dificuldade para entregar os veículos, muitos clientes têm recorrido à modalidade de carros por assinatura. Em 2021 a busca pelo termo “carro por assinatura” cresceu mais de 450%, segundo pesquisa da consultoria especializada SimilarWeb. Estes números podem indicar que o veículo começa a ser percebido por parte da população mais como um serviço, do que como um bem material. Outro motivo para a mudança de atitude por parte dos clientes é que algumas pessoas passaram a entender que por trás do valor do automóvel, invariavelmente, estão também os custos com documentação, seguro, manutenção, revisão e impostos.

É nesse cenário que cresce a procura pelos veículos por assinatura, serviço que permite que o usuário do automóvel usufrua dos benefícios de um carro sem ter que lidar com as burocracias que o acompanham. Alguns clientes ainda buscam entender em quais situações vale a pena aderir a esta modalidade. Para facilitar nesta decisão, a For You Fleet lista cinco perfis de clientes que podem melhor se adaptar a uma assinatura de carro:

  1. Aqueles que trocam de carro com bastante frequência

Muitas pessoas, por desejo ou necessidade, trocam de carro todo ano ou, no máximo, a cada três anos. Executivos de empresas, por exemplo, fazem parte desse grupo. Diante dessa alta frequência de troca, ao colocar os gastos de tempo e dinheiro na ponta do lápis, é possível verificar a vantagem em ter um veículo por assinatura. Aqui, inclusive, é preciso considerar que, tão doido quanto manter o carro é se desfazer dele, se considerarmos a desvalorização do bem na venda ou a necessidade do excesso de cuidados para não cair em fraudes e golpes.

  1. Pessoas que buscam praticidade na gestão do bem

Quem precisa sempre ter um carro em perfeito estado de uso ou não gosta ou não dispõe de tempo para levar o veículo para revisão, cuidar das burocracias durante sinistros ou administrar as rotinas relacionadas a multas, IPVA, licenciamento e seguros, costuma encontrar no carro por assinatura anual a comodidade que precisa.

  1. Quem está em fase transitória de vida ou carreira

Aqui, destacam-se os casos de pessoas que estão temporariamente em alguma cidade para projetos profissionais temporários, jovens recém-habilitados que precisam do automóvel para uma questão pontual e ainda estão decidindo sobre a necessidade e o desejo de adquirir o bem, além daqueles que já internalizaram a ideia de utilizar carro, casa e outros itens como serviço e não como um bem.

  1. Os que desejam otimizar os investimentos no automóvel

Aqui se enquadram tanto as pessoas que já perceberam que os custos de ter um carro ficaram muito altos quanto aquelas que não querem ficar anos pagando por um financiamento. Muitas delas têm encontrado no carro por assinatura anual a oportunidade de centralizar os custos com o veículo em um único credor e ainda usufruir do benefício de trocar de carro ao final do contrato.

  1. Empresas interessadas em terceirizar a frota e na gestão dos carros

Considerando a modalidade empresa, os planos de terceirização de frota costumam ser bastante amplos, com a possibilidade de oferta de modelos de veículos de acordo com a função do colaborador e acompanhamento do trajeto do veículo e estilo de condução do usuário por meio de telemetria. Muitas empresas têm contratado esse serviço para otimizar o tempo dos colaboradores internos na gestão de questões relacionadas à frota, enquanto desfrutam do benefício de ter sempre à disposição um veículo novo e em perfeitas condições de uso. E a empresa tem condições de atender com diversos modelos, dos gerentes até o presidente da empresa. Na For You Fleet, aliás, existe uma modalidade de serviço que prevê a compra e a relocação da frota própria da empresa.