Assinatura digital: como esse modelo pode ajudar na redução das emissões de carbono?

Assinatura digital: como esse modelo pode ajudar na redução das emissões de carbono?

Artigo de Audreyn Justus, diretor de Marketing, Recursos Humanos e Compliance da Solo Network:

Tomar medidas de redução das emissões de carbono é essencial para as metas relacionadas às mudanças climáticas e, também, para os negócios. Há uma urgência crescente em adotar estratégias e políticas de mais sustentabilidade nos níveis governamental, corporativo e pessoal.

A transformação digital ajuda as empresas a atingirem suas metas na redução da pegada de carbono, principalmente na questão da redução ou eliminação do uso de papel, que durante anos foi insumo mais importante da administração e das operações comerciais. Até o início da era digital, tudo, desde contratos até comunicações, dependia de uma grande quantidade de papelada. À medida que a tecnologia se desenvolve, vem substituindo esses processos tradicionais.

A assinatura de documentos, por exemplo, dependendo do volume, exige paciência e presença física dos investidos, além de, muitas vezes, ser necessário o reconhecimento das firmas por um tabelionato. O erro humano pode agravar a inconveniência se não forem assinados de forma adequada ou segura. Neste sentido a assinatura digital pode eliminar o rastro de papel gerando uma economia significativa de tempo, segurança, dinheiro e produtividade dos funcionários.

Soluções automatizadas de assinatura digital podem arquivar todos os documentos assinados eletronicamente para uma empresa em um repositório digital. As organizações não precisam mais imprimir ou gerar cópias e armazenar em um arquivo físico.

Com a redução do uso do papel, a empresa colabora para diminuir os impactos ambientais e a pegada de carbono da produção papeleira, que além de produzir dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, emite sua parcela de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e metano. Também impacta na redução do CO2 emitido no transporte, que geralmente depende muito do uso de combustíveis fósseis.

Além de abraçar e promover iniciativas ecológicas, a transição para soluções de assinatura digital oferece vantagens significativas garantindo a integridade dos documentos, bem como a autenticidade dos signatários. As assinaturas digitais podem acelerar as transações, aumentar a segurança e precisão.

Inúmeras interações de negócios – que antes levavam vários dias e etapas para serem concluídas – podem ser realizadas em minutos. Todos os departamentos de uma organização se beneficiam da substituição de fluxos de trabalho lentos e baseados em papel para economizar custos, reduzir cronogramas de projetos e garantir a integridade e a conformidade de todos os documentos.

Hoje, no mercado, existem ferramentas para assinatura digital que se integram aos softwares e aplicativos de produtividade, oferecendo mais facilidade na execução do trabalho diário e aumentando a eficiência. Além disso, é preciso buscar por soluções que ofereçam segurança de dados e conformidade, para que a empresa esteja alinhada às exigências da legislação atual.

Embora economizar papel e reduzir a pegada de carbono da empresa seja um benefício de se tornar digital, certamente não é o único. De fato, a digitalização une sustentabilidade, redução de custos e eficiência.