Conheça as nove carreiras que mais contratam brasileiros em outros países

Ao mesmo tempo em que fechou vagas, a pandemia transformou o mercado de trabalho remoto, possibilitando que não se limitasse às fronteiras de um país. Desta forma, trabalhar a partir do Brasil para empresas ao redor do mundo passou a ser uma grande oportunidade para profissionais e pequenas e médias empresas de diversos setores que querem garantir uma renda mais elevada.

Só neste ano, entre janeiro e outubro, os brasileiros que prestam serviços para empresas no exterior receberam um total de US$ 26,9 bilhões, um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2020. O dado é de levantamento da Remessa Online, principal plataforma digital brasileira de transferências internacionais, com informações do Banco Central do Brasil. 

De acordo com Alexandre Liuzzi, diretor de estratégia da Remessa Online, é importante ter em mente que os países de origem das empresas que mais contratam brasileiros são Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Austrália, Espanha, Irlanda, Portugal e Nova Zelândia. “Justamente as empresas destes países com moedas fortes como Dólar e Euro aproveitam para buscar prestadores de serviço qualificados fora de seus territórios, assim como no Brasil, onde essa contratação representa uma boa oportunidade tanto para o profissional, quanto para a empresa contratante”, afirma.

Para auxiliar quem pretende iniciar uma carreira internacional sem sair de casa, a Remessa Online elencou as principais áreas e serviços que concentram oportunidades para os residentes brasileiros e que contam com déficit de profissionais qualificados, o que impulsiona a busca por talentos globalizada. Confira:

As nove áreas que mais contratam brasileiros

Tecnologia da Informação – Com déficit de profissionais tanto no Brasil quanto em outros países, os profissionais de TI estão entre os mais disputados do mundo. Com a possibilidade de trabalho remoto, estes trabalhadores encontram facilmente uma colocação. Os salários também estão em alta.

Marketing Digital – Quem atua com mídias sociais, planejamento e ações de marketing têm encontrado oportunidades de trabalho em empresas estrangeiras que tenham interesse em atuar no mercado brasileiro, e com isso necessitam divulgar suas marcas e produtos, além de empresas estrangeiras que buscam ampliar seus times.

Design – Empresas estrangeiras também estão de olho em profissionais que possam criar identidade visual de produtos, de campanhas, além de peças publicitárias para mídias sociais.

Arquitetura – Mesmo com atuação remota, arquitetos também encontram possibilidade de prestação de serviço para empresas estrangeiras em projetos dentro e fora do Brasil.

Design de Interiores – Assim como arquitetos, profissionais dessa área também encontram demanda por seus serviços em outros países, especialmente quando o contratante tem projetos em território brasileiro, mas não só.

Educação – Ensino da língua portuguesa para estrangeiros, serviços de intérprete e tradução também oferecem oportunidades para profissionais brasileiros prestarem seus serviços para empresas localizadas no exterior.

Entretenimento – Marcas e empresas estrangeiras costumam promover eventos e lançamentos de produtos ou serviços no Brasil. Profissionais capacitados nessa área podem diversificar sua prestação de serviço atendendo tais necessidades.

Consultoria em negócios – Avaliar e viabilizar a implantação no Brasil de uma empresa estrangeira é uma competência que muitos consultores têm e que deve ser trabalhada para alcançar esse perfil de cliente.

Desenvolvimento de produtos – Desenvolver um produto é uma tarefa complexa e com alguns riscos. Desenvolver produtos para países desconhecidos pode ser um desafio ainda mais complexo. É aí que a oportunidade para profissionais brasileiros se apresenta, pois eles conhecem muito melhor o público, o mercado etc.