Conheça cinco motivos para investir na cultura organizacional da sua empresa 

Conheça cinco motivos para investir na cultura organizacional da sua empresa 

Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021, da PwC, 69% das lideranças empresariais apontam que grande parte do sucesso obtido nos negócios durante o período da pandemia está atrelado aos valores e ao ambiente interno das organizações. No entanto, além de soluções voltadas apenas para o engajamento dos colaboradores, os investimentos em gestão de cultura organizacional potencializam a performance dos negócios e impulsionam a lucratividade da organização. 

Segundo Lívia Brandini, CEO da Kultua, peopletech brasileira pioneira em Diagnósticos de Cultura Organizacional e Rituais de Gestão personalizados, a cultura é a principal base para a criação de um ambiente saudável e isso traz diversos benefícios para a organização. “Uma equipe motivada e satisfeita entrega muito mais resultado para o negócio. E isto só é possível com uma boa gestão da cultura da empresa”.  

“O ponto de partida é entender sua cultura de forma profunda pela ótica dos colaboradores para conseguir priorizar, com eficácia, suas oportunidades de melhoria, bem como seus pontos fortes. Através de dados e análises assertivas é possível traçar estratégias que impulsionem a cultura e engaje os colaboradores”, explica a CEO.  

Para a melhor compreensão da importância de implementação dessa gestão, a fundadora e CEO da Kultua elenca cinco motivos para investir na cultura organizacional e suas respectivas vantagens: 

1.Inovação (Ter um ambiente criativo e inovador, que gera novos negócios)  

Apoiar e incentivar o pensamento criativo e a experimentação consciente – seja a partir de grandes ou pequenas transformações que podem facilitar o trabalho do colaborador. Toda empresa precisa evoluir para manter seus profissionais interessados nela, inovar para o cliente interno e externo. Para isso, deve-se ampliar a autonomia, incentivando as boas ideias entre os funcionários.  

2.Retenção de talentos (ter gente talentosa no seu time) 

A valorização, o reconhecimento e um ambiente de desafios, experiências & desenvolvimento são palavras-chave para a permanência de colaboradores na empresa. Isto é o que realmente faz uma cultura ser exuberante e se diferenciar das outras, Salários e benefícios são importantes, claro, mas são commodities que não irão garantir a retenção dos talentos. ambiente corporativo acolhedor e a participação nas decisões. Além disso, a retenção de talentos auxilia na diminuição de custos em processos seletivos, pois a rotatividade das pessoas na empresa (turnover) será reduzida. 

3.Aumento de produtividade 

Iniciativas voltadas para o engajamento do colaborador resultam no aumento de produtividade nas demandas estabelecidas na corporação, uma vez que a satisfação e a autoconfiança proporcionam circunstâncias favoráveis que auxiliam no melhor desenvolvimento e desempenho das funções, além de gerar sentimentos positivos que proporcionam mais criatividade, com diferentes formas de produzir. Para isso, é necessário também haver uma cultura forte, coesa e autêntica para tornar o time, de fato, agente pertencente ao ambiente.  

4.Impulsionamento do lucro 

A partir da gestão estruturada sobre os tópicos abordados acima, ter o impulsionamento de lucro na empresa fica natural e progressivo, com todas as pessoas colaborando para a prosperidade do negócio, alinhadas com os objetivos de crescimento e auxiliando cada vez mais nesse desenvolvimento. 

5.Vantagem competitiva no mercado 

Trabalhar a coerência cultural da empresa – ou seja, o alinhamento entre os discursos organizacionais e as práticas – é um recurso estratégico para garantir competitividade, como um diferencial frente ao mercado. Mas para utilizar este recurso, é necessário entender qual é a real cultura instalada na organização, quais são as diversas dimensões que compõem a cultura organizacional e como ela influencia a forma como a organização opera, como as pessoas se relacionam e estão dispostas a implementar mudanças.