Roteiro Costa dos Ventos, no Ceará, faz rodada de negócios com empreendedores e compradores

Para difundir produtos e alimentos típicos produzidos pelas comunidades que integram a Rota Costa dos Ventos, o Escritório do Sebrae na Região de Itapipoca realizou rodada de negócios com a participação dos equipamentos turísticos que integram o Roteiro.

O foco foi trazer novas experiências, inclusive gastronômicas, para os clientes dos estabelecimentos participantes, fortalecendo a cultura do território junto a turistas do Brasil e do mundo, gerando desenvolvimento econômico e contribuindo para o aumento da competitividade das empresas da Região, por meio da integração da produção da agricultura local ao turismo.

Participaram da iniciativa 16 vendedores (produtores rurais e pequenos negócios) e 10 compradores (empresas do trade turístico da Rota Costa dos Ventos: restaurantes, barracas, pousadas e hotéis).

A Rodada contou, ainda, com representante do Banco do Nordeste que conversou com cada produtor oferecendo linhas de crédito para a expansão dos pequenos negócios.

Segundo a gestora do Projeto do Sebrae/CE na Região, Cláudia Jane Gomes, a iniciativa “foi um encontro rico em networking tanto para os fornecedores como para os compradores. Inclusive um dos vendedores, a Associação dos pescadores, marisqueiras e cultivadores de algas marinhas da praia da Volta do Rio Acaraú, que expôs seus cosméticos à base de algas durante a Rodada, em conversa com o representante dos Produtos Florestação, conseguiu um acordo que prevê um teste quanto à produção da cajuína local com a substituição da gelatina pela alga, resultando assim em uma cajuína totalmente orgânica.”

Já As barracas Flor do Caribe e Raio de Sol, da praia de Canabrava, no Trairi, adquiriram várias amostras dos produtos, como macaxeira processada, cajuína, gelo de água de coco e molho de pimenta, que os empresários testarão e que, dependendo da aceitação dos clientes, passarão a adquirir os produtos de forma regular.

Quanto ao restaurante e pousada Junduh, de Icaraí de Amontada, também adquiriu amostras de sabonetes à base de algas, geleias de café, abacaxi e pimenta e doces de caju, que passarão pelo crivo dos clientes podendo transformar os produtores locais em fornecedores regulares.

Todos os meios de hospedagem e de alimentação fora do lar participantes da Rodada receberam uma placa para colocar em seus estabelecimentos onde fica explícito o compromisso de cada um com a aquisição de produtos das comunidades locais como forma de colaborarem com o desenvolvimento sustentável destas iniciativas.

Além do certificado, eles receberam, também, um catálogo com imagens dos produtos e informações de contato dos 20 produtores inscritos na Rodada. Para o articulador Regional do Escritório do Sebrae/CE na Região de Itapipoca, Jacob Bandeira, “A metodologia do Sebrae de aproximar as partes interessadas de quem oferta e quem demanda faz com que as relações comerciais, ainda inexistentes entre as partes, passe a existir de uma forma mais fortalecida e profissional,” ressaltou.

Deixe um comentário