Durante muito tempo os advogados ficaram conhecidos como conservadores por se colocarem distantes das atualizações tecnológicas das grandes corporações. Isso tem mudado ao longo dos anos. De 2017 até 2021, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs notou crescimento de mais de 300% no número de startups de Direito, que tem como finalidade auxiliar os profissionais desse setor em sua rotina de trabalho, deixando-as menos antiquadas.
“Um bom software hoje pode facilitar muita coisa na rotina de um escritório. A pandemia deixou mais do que clara a necessidade dos advogados se atualizarem também. Com as lawtechs e legaltechs, muitos escritórios aumentaram o número de processos e clientes, assim como otimizam a rotina de tarefas e facilitam a vida profissional”, comenta Renan Oliveira, advogado tributarista e cofundador da Previdenciarista. Em 2021, a plataforma adicionou o Prev Casos à plataforma, que funciona como um “tinder” entre advogados e segurados do INSS em busca de orientação jurídica.
Pensando nisso, o advogado elencou 4 vantagens em modernizar o escritório de advocacia:
1 – Acessibilidade e Segurança
Esquecer um arquivo em casa ou no escritório pode causar atrasos em uma reunião. Perder um documento pode causar muita dor de cabeça. Mas a tecnologia pode te ajudar nisso tudo. “Salvar arquivos em nuvens é muito mais prático. Você consegue guardar muito mais documentos do que seria capaz de arquivar em uma pasta e também pode acessá-los de qualquer celular ou computador em qualquer lugar que estiver”, explica o advogado.
Mas e a segurança? Perdi meu celular, perderei o arquivo? “Não. Essas tecnologias possuem softwares que possibilitam o arquivo ficar protegido fora do aparelho, tanto que você consegue acessá-lo de outros aparelhos. Para garantir a segurança do conteúdo é preciso sempre uma boa senha e tomar os mesmos cuidados que tomamos quando falamos de senha de banco ou das nossas redes sociais”, comenta Renan.
2 – Praticidade
“Crescemos imaginando que no futuro os robôs fariam boa parte ou quase tudo o que precisamos fazer hoje. A tecnologia já permite que alguns serviços sejam feitos por inteligência artificial, por exemplo”. O advogado usa como exemplo processos e petições preenchidas automaticamente, após um ou dois dados inseridos. “Isso é muito mais prático e menos burocrático do que ficar preenchendo campo por campo da documentação de um processo”.
3 – Agilidade
Todo mundo já escutou a frase “tempo é dinheiro”, mas entregar qualquer material sem qualidade não conta. A tecnologia é uma ferramenta aliada nesse processo. “No Prev, por exemplo, criamos uma calculadora inteligente ligada ao sistema do INSS. Assim, com poucos dados do segurado, conseguimos realizar o cálculo da vida toda de serviço dele em menos de cinco minutos, enquanto esse processo, se feito a mão, poderia levar horas para chegar a um resultado”, explica Renan.
4 – Organização e acompanhamento
“Check lists, agendas e aquela papelada toda que antes ficava na mesa, pode nem existir mais se você usar as ferramentas certas”, comenta o advogado. Na plataforma Previdenciarista é possível ter o seu próprio “arquivo” dentro da plataforma, facilitando o gerenciamento de todas essas informações e andamentos de cada atividade.