Especialista indica meios para se construir uma marca pessoal de sucesso

As marcas são parte importante da economia global e desempenham um papel significativo no sucesso das campanhas de marketing. As mais bem-sucedidas contam com uma marca coesa, capaz de comunicar uma mensagem clara à sua base de clientes sem ambiguidades.

Do ponto de vista dos negócios, as marcas fornecem uma vantagem competitiva às empresas e as ajudam a posicionar seus produtos.

“As marcas costumam ser usadas para criar associações com outros produtos desejáveis ou para criar um posicionamento de marca subordinado. Quando usadas estrategicamente, as marcas podem não apenas ajudar as empresas a aumentar a receita, mas também aumentar a fidelidade do cliente e construir o patrimônio da marca no mercado”, afirma o CEO da CLIKSS Brasil, Cr.Andrade.

Mas, e quando o assunto é marca pessoal. Qual é a pegada que você está deixando no mundo? Neste contexto, o especialista esclarece que há algum tempo atrás, as pessoas carregavam quase que como sobrenome a empresa na qual trabalhavam. “Era sempre o fulano da empresa X ou Y, e em muitos casos, ainda é. Acontece que as pessoas passam pelos lugares, e muitas vezes, nem ocupam mais tal função, o que faz com que não tenha identidade própria, e ficam sendo somente o fulano ‘que era’ da empresa X”, afirma.

Marca pessoal e talento

A marca pessoal de cada um está diretamente ligada àquilo que faz, a maneira como conduz sua vida e a postura que adota diante das mais diversas circunstâncias. “Ela tem muito a ver com a personalidade de cada um , porque também é intransferível. As pessoas podem querer copiá-lo, mas jamais serão você. Isso vai desde a forma como você de veste, como penteia os cabelos, os seus gostos pessoais. Essa é a sua imagem no mundo, a impressão que você passa”, assegura Cr.Andrade.

Além disso, ser excelência naquilo que faz, torna as pessoas referência na sua área de atuação, afinal de contas, ninguém quer ser um perdedor. “As pessoas se espelham em casos de sucesso. Quantas vezes, ao adquirir um terno, por exemplo, não chegamos à loja dando como exemplo uma personalidade que usou tal modelo? É assim que funciona! A pessoa imprimiu a marca pessoal dela e isso inspirou outras pessoas a seguirem”, diz o especialista.

Sua marca é um dos aspectos mais importantes do seu negócio. É o que ajuda a construir sua reputação e faz você se destacar dos demais. É o que ajuda as pessoas a se lembrarem de quem você é e o que você fornece. “E isso também está ligado ao talento pessoal de cada um, revelado pela imagem que você transmite”, diz o empresário que costuma relatar nas redes sociais (@cr.andrade) a sua jornada de empreendedorismo, seus hobbies e atividades que exerce nas horas vagas.