Aplicativo lança termo digital para facilitar adoção com ONGs de proteção animal

Você acessou o aplicativo PetPonto, encontrou o companheiro perfeito, suas características deram match com as do cão ou gato tão desejado e só falta formalizar a união para que sejam felizes para sempre. Na versão atualizada do App, disponível nos sistemas iOS e Android, você pode concretizar esse novo laço de forma digital, dentro do dispositivo, sem papel, tudo online.

A assinatura de um termo de adoção é uma prática comum das ONGs e protetores como forma de garantir a segurança do animal que ganhou uma nova família. Ele é fundamental: representa um compromisso moral entre as partes. Nele, o novo tutor se compromete, por exemplo, a cuidar do animal financeiramente, a instalar – caso precise – rede de proteção na casa, levá-lo ao veterinário quando doente, entre outras responsabilidades. Mas este processo hoje é impresso, na maioria das vezes preenchido à mão nas feiras e eventos de adoção.

O que a PetPonto fez foi deixar isso mais simples, prático e seguro. Tudo é feito no aplicativo. Após o match virtual e a entrevista presencial entre doador e adotante, basta gerar na hora o termo digital de responsabilidade de adoção. As informações de quem doa e de quem adota já entram automaticamente no documento e ambos recebem o alerta para dar o OK. Feito isso, o termo de responsabilidade de adoção é enviado eletronicamente para ambos.

Além da facilidade e da segurança de ter um arquivo permanente, é mais uma contribuição para redução do uso de papel e para a consulta rápida e eficiente dos dados em caso de necessidade.

É importante lembrar que, mesmo que o animal ainda não esteja no APP, num evento de adoção por exemplo, basta cadastrar na hora e fazer o mesmo com o adotante e, em poucos minutos, o termo digital é gerado.

No APP, a busca por animais disponíveis para adoção pode ser filtrada pelas características do animal e da família e também ser realizada por geolocalização, facilitando o encontro. Com a novidade do termo eletrônico, damos mais um passo para oferecer recursos gratuitos de transformação digital para as ONGs e para a causa animal.

O lançamento da nova versão do PetPonto ganha ainda uma plataforma de conteúdo sobre saúde, legislação e muitas dicas para ONGs e tutores. Com informação de qualidade, contribuímos para a formação de uma sociedade que respeita os animais.

O Brasil viu o índice de abandono e recolhimento de animais crescer 61% na pandemia – número apresentado por levantamento da ONG Ampara Animal.

Além de proporcionar o encontro entre pessoas com desejo de adotar e seu novo pet, o PetPonto quer melhorar a gestão e fomentar a profissionalização das ONGs de proteção animal e dos protetores independentes, para que eles continuem abrigando animais com todo apoio e acesso à informação.

O aplicativo PetPonto

Lançado em agosto, o aplicativo PetPonto logo foi apelidado de “Tinder dos Pets e Adotantes”, porque sua primeira função e mais necessária era justamente dar o match entre possíveis adotantes e os animais ainda sem uma família. ONGs lotadas precisam de exposição para promover a adoção.

As novas funções seguem no caminho e escutar o setor e desenvolver soluções. Assim, a plataforma avança na missão oferecer serviços para tutores, ONGs e todos os envolvidos na causa animal. O PetPonto foi idealizado por um grupo de profissionais de segmentos diferentes. Gestores, empresários, comunicadores, focados em entender as necessidades do universo Pet e oferecer as melhores ferramentas para este mundo apaixonante.