Networking em eventos online: como cultivar e ampliar contatos profissionais do sofá de casa

Eventos são uma das melhores formas para criar relações e novas redes de contato profissional, além de aumentar a visibilidade de uma empresa e melhorar a reputação diante do seu público. E engana-se quem acha que isso ficou escasso na pandemia. “Com um crescimento de 400% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), os eventos online viraram tendência e com eles veio um networking diferenciado e potente, pois a interatividade independente da locomoção fez com que as relações ultrapassassem fronteiras, literalmente”, afirma Leandro Reinaux, CEO daEven3, startup que simplifica a organização de eventos online.

O engajamento antes, durante e depois dos eventos online é crucial para determinar o sucesso do networking. “Uma dica valiosa é fazer as comunidades acontecerem, criando propósitos por meio de conteúdos humanizados ou estimulando a conexão da marca com os participantes. Por exemplo, por meio de painéis, o organizador pode encorajar o diálogo entre audiências e ainda utilizar ferramentas interativas, como chats, perguntas e sorteios”, sugere Renato Cruz, cofundador e COO da Even3.

Outro caminho eficaz para estreitar relações online é usar e abusar das redes sociais, especialmente o LinkedIn, uma rede exclusiva para negócios, que reúne potenciais contatos do setor de atuação do profissional, já que oferece uma ferramenta de busca que faz o rastreamento na rede de acordo com o nicho de atuação desejado. “No LinkedIn, também é possível iniciar grupos de networking ou fóruns e criar publicações que chamem a atenção para o seu negócio, provocando assim novas conexões”, comenta Cláusio Barbosa, também CEO da Even3.

Segundo Reinaux, os bate-papos disponíveis no Twitter são outra ótima opção de networking. “Podem ser encontrados por meio de hashtags específicas e, hoje em dia, quando são levantadas questões relevantes de determinados setores, alguns empresários já organizam esses chats para debatê-las”.