Texto do advogado Deodato Ramalho, superintendente do Ibama no Ceará:
Iniciamos um trabalho de sensibilização das gestões municipais, para o fim de capacitar e ajudar os produtores rurais a desenvolverem suas atividades devidamente licenciadas ou autorizadas. Nesse sentido, fizemos reunião com a Associação das Gestões Ambientais Locais e representação de todos os municípios do Ceará, discutindo a correta aplicação da LC 140, de 2011, que trata das competências dos órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Ao longo dos últimos quatro meses atendemos a vários pedidos de reuniões em municípios do interior aprofundando essa discussão.
Para o próximo ano (2024) vamos realizar permanente ação de educação ambiental, focando especialmente nessa capacitação e orientação a gestões municipais e produtores rurais, de tal modo que possamos avançar para diminuir as queimadas e criar oportunidade de trabalho e renda no campo, pelo aumento da produção agrícola (sem fogo) e criando possibilidade de comercialização legal de produtos oriundos da preparação das terras para plantio.
Conseguimos garantir os recursos para reforma e ampliação do Cetas – Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres e também a reforma e ampliação da sede do Prevfogo (programa de prevenção de incêndios) em Quixeramobim. O Prevfogo desenvolve um trabalho extraordinário na formação e capacitação de brigadas contra incêndios florestais, atendendo não apenas o Estado do Ceará, mas outras unidades da federação.