Empreendedores do Nordeste focam na agilidade e segurança dos meios de pagamentos

Empreendedores do Nordeste focam na agilidade e segurança dos meios de pagamentos

O litoral do Nordeste é o destino favorito dos brasileiros. Segundo o  site Decolar, entre as dez cidades mais buscadas para hospedagens em janeiro, sete ficam na região Nordeste:  Maceió/AL, Natal/RN, Fortaleza/CE, Porto de Galinhas/PE, Porto Seguro/BA, João Pessoa/PB e Salvador/BA. De acordo com boletim do terceiro trimestre da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), a expectativa é de que haja um crescimento de 53% no mercado de turismo em 2023.

O turismo é responsável por movimentar diversos segmentos da economia, como  hotelaria, alimentação do lar (bares e restaurantes), transportes, entre outros. E para atender toda essa demanda,  Raquel Viana, especialista do Sicredi – Instituição Financeira Cooperativa – , ressalta que os empreendedores devem estar preparados para garantir a segurança e rapidez dos meios de pagamento.

“Com a chegada do verão e o aquecimento da economia na região, é fundamental aos empreendedores a utilização de meios de pagamento que garantam segurança e praticidade nas operações. Hoje, os pagamentos digitais são os mais utilizados e permitem aos nossos associados mais comodidade e autonomia na hora de realizar as transações do seu comércio”, explica Raquel Viana, analista de Desenvolvimento de Negócios – Meios de Pagamento da Central Sicredi Norte/Nordeste.

Números

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os brasileiros estão cada vez mais aderindo aos métodos de pagamento digitais. Os pagamentos por aproximação, por exemplo, registraram 37,7% em setembro de 2022 — em comparação com 19,4%, registrados em setembro do ano passado.

Já o sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix, também vem em constante crescimento. No último dia 20 de dezembro a modalidade de pagamento bateu um novo recorde e, pela primeira vez, superou a marca de 100 milhões de transações em 24 horas.

Meios de pagamento Sicredi

Acompanhando esse crescimento, o Sicredi trabalha com diversos meios de pagamentos digitais, entre eles as máquinas de cartões do Sicredi, utilizadas por associados microempreendedores individuais (MEI), pessoas jurídicas (PJ) e pessoas físicas (PF). As máquinas também contam com o pagamento via Pix, permitindo ao dono do negócio receber e transferir valores a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana.

De acordo com a base de dados de novembro de 2022, a Central Sicredi Norte/Nordeste tem 15.270 mil máquinas de cartões ativas, distribuídas nos 9 estados do Nordeste e no estado do Pará, no Norte, e mais de 12,6 mil associados pessoa jurídica que possuem comércio atacadista e/ou varejo na região. Desta forma, também são mais de 12,6 mil comerciantes que garantem a segurança e a praticidade na hora de vender seus produtos e/ou serviços.

Já os associados que buscam fazer suas compras com as melhoras formas de pagamento digital contam com o Internet Banking (IB) e aplicativo mobile, usados para transferências – TED e DOC, e Pix; carteiras digitais, que permitem o uso do smartphone/smartwatch em substituição ao cartão de crédito em suas transações, além dos tradicionais cartões de crédito e débito.

Ainda segundo os dados da Central Sicredi Norte/Nordeste, cerca de 81,6% da base de associados ativos utilizam alguma dessas ferramentas, seja o Internet Banking, carteira digital ou app mobile. Em novembro do ano passado, a instituição possuía 123.410 mil associados com cadastro no IB e 145.233 mil com cadastro no app mobile, ressaltando o crescimento do modelo de pagamento digital.

Apoio ao turismo e mais de R$ 6,8 milhões na região Nordeste

No primeiro semestre de 2022, o Sicredi já havia disponibilizado mais de R$ 6,8 milhões em crédito para empreendimentos de turismo no Nordeste, em especial, empresas de hospedagens, bares e restaurantes e também transporte.

“O Turismo é uma das vocações da região que já vem sendo trabalhada e hoje representa uma fonte de recursos muito importante, desde a geração de emprego e renda, bem como de cidadania, por meio do acesso a lazer e bem-estar. Nesse contexto, o Sicredi apoia diversos projetos ligados ao setor, concedendo crédito e fazendo o dinheiro girar na própria região”, afirma Marcos Barbosa, consultor de Negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste.