Fim de ano: momento de planejar finanças e projetos a longo prazo

Fazer planos para o novo ano é um comportamento comum a todas as pessoas. Sonhos e desejos sobre a vida pessoal e profissional fazem parte desse momento, mas é apenas com um bom planejamento que eles saem do papel ou do imaginário para se tornarem reais. Manter a vida financeira organizada, buscando formas mais rentáveis, lucrativas e assertivas de investimentos, além de trazer segurança, pavimenta o caminho para a realização dos sonhos e para a construção de uma vida financeira estável.

Entre as diversas opções de aplicações financeiras disponíveis no mercado, o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL), que é uma previdência privada, permite que o investidor planeje uma aposentadoria complementar, que o possibilite construir ou aumentar seu patrimônio, viabilize sua independência financeira e possa desfrutar de sua aposentadoria com mais tranquilidade.

Uma das modalidades mais utilizadas entre as aplicações de longo prazo, o PGBL é ideal para quem contribui com o INSS e faz a Declaração Anual do Imposto de Renda completa. Esses requisitos permitem ao investidor aproveitar algumas vantagens tributárias desse tipo de investimento.

Um dos principais benefícios fiscais oferecidos pelo PGBL aos investidores que optam pela declaração completa é a possibilidade de fazer a soma das contribuições para a Previdência Privada ao longo do ano e abater o valor total da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual.

Para quem já investe em PGBL e deseja aproveitar esse benefício em sua totalidade, a dica é realizar aportes até o limite de 12% da renda bruta.

“O mercado financeiro sempre oferece um leque de opções de investimento, cada uma com ótimas vantagens, mas com peculiaridades que precisam ser conhecidas pelos investidores para que escolham a melhor opção, segundo seus objetivos, necessidades e os valores destinados às aplicações”, orienta Marcelo Bolzan – sócio e estrategista de investimentos da The Hill Capital, assessoria financeira e patrimonial.

O prazo para realizar os aportes para obter este benefício é até o último dia de dezembro 2022. As pessoas cujos investimentos anuais em Previdência Privada já atingiram os 12% da renda bruta e desejem aplicar uma quantia maior, o mais recomendado é que esse valor seja investido em VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres), que também é um plano de Previdência Privada, porém mais indicado para as pessoas que fazem a Declaração de Imposto de Renda pelo modelo simplificado.