Carnaval x condomínios: segurança deve ser o principal ponto a ser observado

Carnaval x condomínios: segurança deve ser o principal ponto a ser observado

O período do Carnaval acende o sinal de alerta dos síndicos e administradoras de condomínios, já que há um aumento do fluxo de visitantes e locatários de temporada. Por isso, é preciso que se estabeleçam algumas regras para que a convivência siga harmônica.

De acordo com o diretor jurídico da  Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), Wellington Sampaio, é preciso uma maior atenção à segurança. Os moradores precisam informar ao porteiro os nomes de seus visitantes, já que o entra e sai dos prédio acontece principalmente à noite

“O mais importante é ter cuidado com os acessos ao condomínio. É preciso realizar uma análise de riscos, gerar procedimentos para os porteiros, orientar condôminos e visitantes sobre as regras de segurança adotadas pelo condomínio e pedir a colaboração de todos”, afirma.

Ainda de acordo com Wellington Sampaio, também é papel do síndico orientar os moradores que vão viajar a deixar um telefone de contato, pois dessa forma é possível informar sobre eventuais intercorrências. “Também é importante pedir para que esses moradores desliguem as luzes, retirem os aparelhos elétricos da tomada e fechem o registro de água e a  válvula do gás. Assim, mesmo que aconteça algum problema na estrutura, como um curto-circuito, os danos não serão tão grandes. Se o síndico incluir essa orientação no seu panfleto de divulgação, é melhor ainda”, explica o diretor jurídico.

O uso da piscina também é um assunto a ser pautado por ser polêmico e variar conforme o regimento interno dos condomínios, que pode autorizar ou proibir parentes e outras visitas.  Além disso, há o aumento no fluxo de crianças e é preciso reforçar a necessidade do acompanhamento dos pequenos e a presença de salva-vidas. 

Para não perder o controle da situação, o síndico precisa estar preparado para lidar com todos os cenários adversos e a melhor maneira é a prevenção de problemas que possam estragar o carnaval dos moradores.