A Coluna do Roberto Maciel (terça, 2.4): Depois de Macron, Lula tem o Ceará no roteiro

A Coluna do Roberto Maciel (terça, 2.4): Depois de Macron, Lula tem o Ceará no roteiro

  • Lula (PT) tem no Ceará parte da agenda presidencial desta semana. Vem visitar, quinta-feira próxima, a Região Centro-Sul, conhecendo trecho da Ferrovia Transnordestina e assinando ordem de serviço para a execução de obras do Ramal da Bacia do Rio Salgado. O ramal integrará o sistema de transposição de águas do Rio São Francisco. Após a exposição positiva que obteve com a visita do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil, com caudalosas boas intenções manifestadas de lado a lado, numa forte aproximação do brasileiro com as mais promissoras parcerias europeias e com ganhos evidentes na política externa, Lula dá uma olhada mais apurada na política interna. E isso é muito pertinente. Sobretudo, é óbvio, por 2024 ser ano eleitoral e por o Nordeste inteiro ser estratégico para os projetos do Planalto. Mas, num campo um tanto mais restrito, a visita pode se traduzir também num modo de oferecer ao governador Elmano de Freitas e ao senador Camilo Santana uma reserva de popularidade relevante. Apoiadores que são da pré-candidatura do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, a prefeito de Fortaleza, Elmano e Camilo precisam acumular fichas para jogar na mesa partidária. Ambos sabem que a deputada Luizianne Lins, ao estilo dela, está se remexendo para conseguir boas cartas. Isolá-la no jogo pode ser fundamental já neste momento.

Fé na coincidência
Sobre Evandro Leitão, uma observação: leva o jamegão dele projeto aprovado na semana passada pela Alece que inclui no calendário oficial do Ceará o evento “Misericórdia Brasil”. É uma iniciativa católica realizada na Páscoa. Detalhe: o “Misericórdia Brasil” iniciou nesta semana a 13ª edição. E 13 é o número do PT, partido de Evandro.

Polarização
Embora não deva se preocupar com isso – nem pareça se preocupar -, Lula vai se antecipar à possível vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Ceará. Explicando o “possível”: o antecessor só poderá embarcar se não estiver preso, claro. O inelegível Bolsonaro tem o lançamento da pré-campanha de André Fernandes a prefeito de Fortaleza programado para o próximo dia 11.

Perguntar ofende, sim!
A propósito, André já deu uma passadinha no Não+Pelo?

Tua fama te precede
O Cidadania, que já atendeu pelas siglas de PCB e PPS, agora assumiu o apelido de “O Partido do Turismo”. É que, entre os filiados, está o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. Como se denominaria o PTB, que tem Roberto Jefferson no comando?

É lei
Cartórios do Ceará terão de comunicar ao Ministério Público a lavratura de registros de nascimento encaminhados por mães e/ou pais menores de 14 anos. A proposta, dos deputados petistas Nizo Costa e Larissa Gaspar, passou no plenário da Assembleia. A medida visa a fundamentar ações contra a violência sexual, pela atenção em saúde e pela assistência social.

Hora H
Termina sexta-feira próxima o prazo que a Caixa Econômica Federal deu a candidatos a concurso de selação de pessoal para pagar o boleto da taxa de inscrição. Os valores são de R$ 50, para nível médio, e de R$ 65 para as posições de nível superior. A inscrição só será validada depois de confirmado o pagamento até a data do vencimento.

Não se avexe não
A Cagece está por um tantinho assim de concluir os trabalhos de ampliação da rede de esgoto do município de Redenção. O trabalho, segundo a empresa, deve beneficiar cerca de 11,8 mil pessoas. Mas há uma atenção especial no ar, para evitar que os usuários façam ligações antes de o sistema estar disponível. A Cagece está pedindo a quem fez ligações que vede as tubulações indevidas para que não funcionem antes da hora e ponham o serviço a perder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *