A Coluna do Roberto Maciel (terça, 11.6): Entenda a grande tacada de Luís Nassif sobre a PEC da privatização das praias

A Coluna do Roberto Maciel (terça, 11.6): Entenda a grande tacada de Luís Nassif sobre a PEC da privatização das praias

  • Foi com um texto de extrema objetividade e precisão certeira que o jornalista Luís Nassif, profissional dos mais acreditados na Imprensa nacional em temas de economia e política, expôs à luz dos fatos o que pode estar encobrindo a “PEC das Praias”, com a qual o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tenta impor ao País um modelo de privatização do que, por toda a história, foi público: o litoral. Escreveu Nassif no site Jornal GGN, que edita, sob título “Entenda a grande tacada de Flávio Bolsonaro com a PEC das Praias”: “Com a PEC da privatização das praias, Flávio Bolsonaro prepara-se para dar a maior tacada de sua vida”. Nassif fez um histórico da Ilha da Boa Viagem, “local icônico e historicamente relevante situado na Baía da Guanabara”, que primeiro encantou a cantora Clara Nunes e, após a morte dela, passou por outros usufrutuários, entre os quais o jogador de futebol Richarlison. Em 2020, num processo nebuloso, Flávio Bolsonaro tomou posse da ilha. Note que na época o pai dele já era presidente da República e já torturava a Democracia com ameaças golpistas. Em resumo, o jornalista aponta caros interesses pessoais do relator da uma proposta legislativa que, de quebra, pode prejudicar todo o País. Mas a conclusão do artigo nem espanta: afinal, são os bolsonaros sendo bolsonaros.

A suspeita está lançada
Finalizou Luís Nassif: “Agora, a PEC das praias visa a dar a propriedade para quem está ocupando. No caso, o ínclito Flávio Bolsonaro. A PEC das Praias pode ser um bom motivo para que Ministério Público e Polícia Federal revolvam as entranhas desse estranho negócio”.

Só besta pra se espantar
Não há de se surpreender com as maquinações atribuídas a Flávio Bolsonaro quem lembra que a família dele comprou, com dinheiro vivo, 51 imóveis e nomeou a propriedade a parentes e outros chegados. E que tentou empalmar joias de alto valor que pertencem à Presidência da República. E que tentou, em 8 de janeiro de 2023, dar um golpe no País.

Vá lá
Para ler a íntegra do artigo de Nassif, basta acessar este link do Portal InvestNE: https://l1nq.com/ArtigoNassif.

Leão cultural
Passou na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara federal projeto que viabiliza doações e patrocínios culturais diretamente na declaração anual do Imposto de Renda. A proposta já passou na Comissão de Cultura, onde o Ceará tem a voz solitária da deputada Luizianne Lins (PT).

Última escala
O texto ainda precisa tramitar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde atuam os cearenses Danilo Forte, Jaziel Pereira, Eduardo Bismarck, Fernanda Pessoa, José Guimarães, Luiz Gastão e Mauro Filho. Se for aprovado nessa instância não precisará ir a plenário.

MEI a MEI
O Sebrae-CE está investindo esforços e criatividade para atender microempreendedores formalizados. E lançou a ação “Decola MEI”, série de estratégias para potencializar negócios, agregar mais conhecimento e transformar visões do empreendedorismo. O acesso é gratuito.

Em todos os cantos
A Coluna do Roberto Maciel é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.