Vem aí a 22ª edição do Noia – Festival do Audiovisual Universitário, de 20 a 25 de agosto, em dois espaços culturais de Fortaleza: o Cinema do Dragão do Mar e o Centro Cultural Banco do Nordeste. A programação é composta pelas Mostra Brasileira, Mostra Cearense, Mostra Internacional, Noia Kids, Mostra Independente, Mostra Autoral, Mostra Multilinguagens, Noia Equalize e Noia Itinerante. Além disso, há debates após as sessões, Seminário do Audiovisual Universitário, Fórum do Audiovisual Universitário, oficinas e Feira de Economia Criativa.
A abertura oficial acontece no dia 20 de agosto, às 19h, na sala 1 do Cinema do Dragão, com a exibição do filme “A Luta de N’zinga”, de Eduardo Cunha Souza (CE). O tema desta edição é “O Negro no Cinema Brasileiro”, que ressalta a contribuição e a representação do negro na cinematografia brasileira.
Uma novidade é a Mostra Noia Multilinguagens, que acontece durante três dias no CCBNB, apresentando 116 produtos culturais nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Gastronomia, Literatura, Moda, Música e Performance; além de oficinas, debates, seminário e fórum. Também exibiremos cinco curtas-metragens no CCBNB Cariri e mais cinco no CCBNB Sousa, totalizando 126 produtos artísticos apresentados nos três CCBNBs. Segundo Paulo Benevides, diretor do Festival Noia, “as parcerias desta edição tornaram possível um sonho antigo de trazer várias linguagens artísticas para dentro da programação oficial”.
A programação se completa com dois longas-metragens de abertura, sendo um no Cine São Luiz (“Na mão do palhaço” de Daniel Abreu ) e outro no Dragão do Mar (“A Luta de N’zinga”, de Eduardo Cunha Souza), Além disso, são 38 curtas-metragens selecionados para mostras de cinema nacional, internacional e cearense, 3 debates pós-sessão, 37 curtas para a Mostra Autoral no YouTube, exibição de 3 curtas na premiação, 1 show de encerramento, 1 oficina online e 2 mostras do NOIA Itinerante em áreas vulneráveis, com exibição de 5 curtas e 1 palestra em cada uma. No total, o Festival contará com 223 produtos criativos distribuídos em sua programação.
A programação completa está disponível em www.festivalnoia.com.br
Sobre o Noia
O Noia é um festival que nasceu em uma universidade pública brasileira, a Universidade Federal do Estado do Ceará, em Fortaleza, por iniciativa de estudantes que desejavam produzir seus filmes e encontrar espaços de exibição. Tudo começou em 2002 e tanto a Cultura quanto a Educação no Brasil estavam em um momento bem diferente de agora. O evento acompanhou essa transformação: acertou, errou, aprendeu, aprofundou reflexões e segue uma trajetória marcada pelo crescimento e pela construção de relevância.
A 22ª edição do Festival é realizada pela Propono Consultoria Cultural e Ministério da Cultura via Lei Rouanet, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. O projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar no. 195/2022), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, Cinemas do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural do BNB em Fortaleza. A promoção é do Canal FDR, Jornal O Povo, Fundação Demócrito Rocha, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura.
Serviço
22º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário
20 a 25 de agosto de 2024
Cinema do Dragão do Mar – sala 1
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
21 a 23 de agosto de 2024
Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB)
Rua Conde D’eu, 560, Centro, Fortaleza/CE
A partir de 20 de agosto de 2024
YouTube do Festival Noia
Programação gratuita
Redes Sociais:
Instagram: @festivalnoia
Facebook: Festival Noia Oficial
Youtube: Festival Noia
Site: www.festivalnoia.com.br