- Há candidatos de sobra e poucos apoiadores – pouquíssimos, aliás – dispostos a “botar a cara no sol”, como se diz popularmente, e ir em busca de votos. E se essa tarefa não for cumprida campanha nenhuma pode manter o fôlego. Dos medalhões da política local, só o ministro da Educação Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas, ambos do PT, arregaçaram as mangas e estão nas ruas gastando sola, simpatia e palavras pelos nomes que apoiam em Fortaleza, assim como o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). Outras figuras de relevância nas disputas municipais estão mesmo é penando pela falta desse amparo vital. Isso compreende deputados de projeção e líderes regionais. É possível que esse quadro de alheamento seja consequência de novas concepções de fazer política, vai saber. Mas é um quase “lavar as mãos” e se isolar. É como deixar irem para as cucuias as mais elementares noções de conjunto que os partidos devem ter por princípios e fins. É como jogar contra o próprio time.
Exemplo
O diagnóstico de isolamento é tão claro que candidatos ousam usar o nome de políticos de partidos adversários como propaganda. É o caso de Wagner Sousa (UB), que cita em programa eleitoral o Hospital da Mulher e a ex-prefeita petista Luizianne Lins. O PT tem Evandro Leitão como candidato e Luizianne, que fracassou e foi derrotada ao tentar ir para a disputa, se omite e não dá as caras na campanha.
Em discussão
A emergência climática será tema de audiência amanhã, na Assembleia Legislativa do Ceará, em agenda da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido. O requerimento do debate foi da deputada Larissa Gaspar (PT). O evento começa às 9 horas, no Complexo das Comissões.
Mais do que necessário
Andou a passos largos a ação de setorização do abastecimento de água de Juazeiro do Norte, obra da Cagece. A cidade fundada pelo Padre Cícero tem hoje 286.120 habitantes, aos quais se adicionam até um milhão de romeiros por ano, na soma de diferentes eventos. Segundo o IBGE (dado de 2010), 47,2% do saneamento básico local é adequado.
Recursos
O investimento da Cagece no projeto que efetiva atualmente em Juazeiro, com a implantação de distritos de medição e controle, é superior a R$ 115 milhões. A perspectiva é de beneficiar mais de 500 mil pessoas.
Fala sério!
Leva a assinatura do deputado Bruno Pedrosa projeto que tramita na Assembleia Legislativa e que institui um certo “Programa Estadual de Incentivo ao Humor”. O texto menciona “apoio logístico e financeiro do Governo do Estado do Ceará para a organização e divulgação dos eventos”.
Homenagem justa
O ex-prefeito e médico Juraci Magalhães (1931-2009, na foto acima) será homenageado pelo Município de Fortaleza, do qual esteve à frente em três mandatos – 1990-93, 1997-2001 e 2001-05. A Escola de Saúde Pública local, que será inaugurada ainda este ano onde funcionou o TRE, na Avenida Pessoa Anta, receberá o nome dele.
Juraci fez
Parte expressiva do que Fortaleza é e tem hoje se deve a Juraci. Foi nas gestões dele que se reformaram as praças do Ferreira e José de Alencar e se construíram o novo IJF, o novo Mercado Central, a Via Expressa e os primeiros viadutos. E as avenidas Raul Barbosa e Bernardo Manuel, os terminais de ônibus e o sistema integrado de transportes, a urbanização das lagoas da Parangaba e de Messejana. O aterro da Praia de Iracema e os centros integrados de educação e saúde (CIES), entre outros, também são obras do ex-prefeito.