- Para correr e recuperar tempo do recesso parlamentar de julho e o das eleições, a Câmara federal fará esforço concentrado nos próximos dias 12, 13, 14, 26, 27 e 28 e em 9, 10 e 11 de setembro. A pauta não inclui filigranas, mas um tema vital para o País: a Reforma Tributária. Vai ser um tratamento áspero e espinhoso? A ação sistemática da oposição pode até indicar isso. Mas o relator do grupo de trabalho sobre o tema, o deputado cearense Mauro Benevides Filho (PDT, foto acima), acha que não: “O nosso texto está tão redondo que até desconfio que a votação será mais fácil que a do primeiro projeto da reforma”. A proposta se refere ao segundo projeto da regulamentação, com foco no comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que vai substituir os atuais ICMS e ISS. Mauro não é um otimista daqueles incorrigíveis. O currículo nem o autoriza a isso. Além da atividade na Câmara, o deputado é mestre e PhD em Economia, presidiu o extinto Banco do Estado do Ceará e desde 1989 assume secretarias municipais e estaduais em Fortaleza e no Ceará. Também foi deputado estadual. Por trás da previsão está, sim, um árduo trabalho de articulação e convencimento. E isso contemplou até a bancada bolsonarista.
Maré
A favor do parecer de Mauro Filho está também a ideia de que deputado nenhum, mesmo da extrema-direita, quer ser apontado como obstáculo a medidas pela economia nacional. São, afinal, propostas que chegam também às prefeituras. E está longe dos políticos a vontade, pelo menos neste momento, de ficarem ruins na foto para o eleitorado dos municípios.
Cuida!
Resta apenas uma semana para que os partidos registrem na Justiça Eleitoral os nomes dos candidatos que deverão concorrer nas eleições municipais de outubro próximo. No começo desta semana, 50 candidatos a prefeito e a vice haviam sido informados ao TRE do Ceará, além de 800 candidatos a vereador em todo o Estado.
Contra o furto
A Cagece lançou uma série de medidas contra o furto de hidrômetros em Fortaleza. A iniciativa inclui o mapeamento das trocas de equipamentos após furto, a sensibilização de possíveis compradores e o reforço em tampas de proteção. A situação é séria: só no primeiro semestre a companhia fez 1.180 substituições corretivas de hidrômetros na Capital.
Cidadania sobre rodas
O Caminhão do Cidadão tem agendas a partir de hoje em Granjeiro e Sobral. A ação é da Secretaria da Proteção Social do Estado, com foco na emissão de documentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Também estão sendo realizados atendimentos em Fortaleza.
Residência
O Sebrae-CE está inscrevendo para o programa de Residência do Sebraelab. Trata-se de espaço de estímulo à criatividade, à inovação e a conexões de negócios. Serão escolhidas 10 empresas em Fortaleza e três Cariri. Informações neste endereço: https://lp.sebraeceara.com.br/sebraelab.
Retardatário
Essa é a oposição que todo governante pediu a Deus: o deputado Oscar Rodrigues (UB), candidato a prefeito de Sobral, assina projeto no qual obriga o Governo do Ceará a ter intérpretes de Libras nas publicidades que veicula na TV. Mas chegou tarde. O Estado já faz isso desde a gestão de Cid Gomes.
Onde estamos
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos do autor também estão em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.