A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 10.8): Da resistência ao novo tempo, a UFC segue caminho

  • A Universidade Federal do Ceará atravessou momentos difíceis. Sombrios. Nos últimos anos, professores, alunos e funcionários viram a instituição ser submetida a práticas persecutórias, a baixíssimos investimentos e ao êxodo forçado de trabalhadores rumo à aposentadoria ou ao desligamento. A UFC, no entanto, se recusou a minguar (ou se desmilinguir, no popular). Num contexto em que o ensino superior e a produção de saberes se tornaram inimigos do poder, alvos do xingamento e das fake news oficiais, essa resistência equivale a uma ousada ação revolucionária. Agora, olha-se para o futuro com o alicerce do Plano de Cultura da UFC, cujo início de construção já vem aí dobrando a esquina. A ideia é ter um instrumento para institucionalizar diretrizes e metas da Cultura na Universidade para os próximos anos. O trabalho será efetuado com apoio do Ministério da Cultura. O lançamento da elaboração do Plano será na Concha Acústica da Reitoria no próximo dia 13, a partir das 18h, com apresentação da Orquestra Sinfônica da instituição – vai ser dia de rock, bebê! A entrada será aberta ao público.

Frio e sem gosto
O debate, ou pretenso debate, entre candidatos a prefeito de Fortaleza exibido quinta-feira pela TV Bandeirantes serviu ao menos para reafirmar ao eleitor que aquele modelo de programa faliu, esvaziou, perdeu sentido, sabor e finalidade. Numa leitura fria, pode ser considerado alerta para que o eleitor/telespectador mude de canal.

Incompetente
O modelo é incapaz de chamar os candidatos para o debate. Um irracional, naquele tipo de programa, pode parecer ousado e corajoso – o que é uma desgraça política sem tamanho. Insistir naquilo é o mesmo que armar e iluminar picadeiro.

Trio Ternura
No fim das contas, ficou claro que só três candidatos se dispõem a debater: Evandro Leitão (PT), para se chegar a fatias do eleitorado as quais ainda não alcança, José Sarto (PDT), para se justificar ou apresentar desculpas pelo que fez e o que deixou de fazer como prefeito, e Técio Nunes (PSol), para tentar ser minimamente conhecido.

“Quem te vê passar assim…”

Chama-se Ana Júlia (na verdade, Ana JúlIA – com as duas últimas letras em maiúsculas) a Analista Jurídica Legal por Inteligência Artificial criada pelo Tribunal de Contas do Ceará. Não é a canção, portanto.

“Sem ter teu carinho eu me sinto sozinho”
Ana JúlIA integra um pacote de ações do TCE do Ceará para agilizar processos e atender a gestores e ao público em geral. O projeto é finalista do Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública, criado pelo Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle, que contempla iniciativas da Justiça e dos tribunais de contas.

Casa nova
O Clube de Engenharia do Ceará está de endereço novo. A entidade, que foi fundada em 1934 e atuou nos movimentos profissionais para a criação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, em 1936, funciona agora num edifício comercial chique na Aldeota (Scopa Platinum Corporate (Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Aldeota – Sala 1107).

Fluxo

A Cagece põe para funcionar já na próxima segunda-feira nova loja de atendimento em Fortaleza. A unidade, que foi inaugurada ontem, fica no shopping center Benfica. O acesso do público será segunda a sexta-feira, mas a solicitação de serviço deverá ser feita pelo site www.cagece.com.br.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz