A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 14.12): “O Nordeste e o Ceará no mapa que dá vantagem a Lula em 2026”

 

  • A política do Ceará – como, de resto, a do Nordeste – está alicerçada nas boas relações que mantém com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É uma via de mão dupla: Lula reconhece a importância da Região para o País; a Região reconhece em Lula um líder. Não é complexo. Seguidos governadores, como Lúcio Alcântara, Cid Gomes, Camilo Santana (em dado momento) e, agora, Elmano de Freitas estabeleceram laços com o poder central. Nenhum outro ocupante do Planalto soube como Lula ouvir e responder adequadamente nesse diálogo. Nem os também nordestinos José Sarney e Fernando Collor foram bem-sucedidos nesse ponto. Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Michel Temer passaram batidos diante das demandas nordestinas. De Jair Bolsonaro, então, nem se fala. Além de largar ao léu os nove estados, onde perdeu de lavagem nas eleições de 2022 (obteve apenas 27% contra 67% de Lula) e onde não encontrou apoio que merecesse esse nome, o ex-capitão tratou de dar coices nas pessoas: “A pior região do País em todos os aspectos”, disse, entre outras ofensas. Lula, no sentido oposto, qualificou relações e posturas políticas. Não quis tornar o Nordeste refém de suas vontades, assim como não quis dar a Brasília ou a um partido a “posse” do Nordeste.

Futuro
Não é à toa que a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana mostra que Lula, um idoso internado num hospital e que em 2026 terá 80 anos de idade, não perderia em nenhum cenário nas próximas eleições. A sondagem, com 8.598 entrevistas, pôs o Nordeste em destaque: 27% dos ouvidos são daqui. O Sudeste compareceu com 32% e o Sul teve 24%. Norte e Centro-Oeste entraram com 9% cada.

Mais uma
Outra exibição de desprezo de Bolsonaro: “O voto do idiota é comprado com Bolsa-Família. Se você for no Nordeste não consegue uma pessoa para trabalhar na tua casa. Meninas no Nordeste batem a mão na barriga, grávidas, e falam o seguinte: ‘Esse aqui vai ser uma geladeira, esse aqui vai ser uma máquina de lavar’; e não querem trabalhar. Aqui, ó!”

Jovem criativo

Carmelo Neto é recebido por Bolsonaro
Criativo em questões como pintar os cabelos e viajar à toa aos Estados Unidos, o deputado Carmelo Neto (PL, acima, com o “mito”) está propondo que se grudem adesivos em viaturas da Polícia com “QR Code, para que a população surda possa ser direcionada a Central de Atendimento específica (…), permitindo seu acesso aos serviços de competência das forças de segurança de nosso Estado”.

A caminho do Sine
Carmelo copiou despudoradamente projeto que existe no Distrito Federal, executado pela Secretaria da Segurança de lá. Trata como se dele fosse a ideia de outrem. Não escreveu uma só palavra sobre de onde havia capturado a proposta. Deve achar que isso pouco importa, já que está com o mandato “pela bola sete”, em vias de cassação.

A pedagogia do Reginauro

Reginauro volta a criticar "CPI do Motim" e acusa relator de desvios de recursos públicos - Blog Edison Silva
O deputado Reginauro Souza (União), no afã de atacar Onélia Santana, futura integrante do Tribunal de Contas do Ceará, achou que seria bacana criticar também a categoria à qual ela pertence: “Procuro os dez anos de experiência de uma pedagoga que vai ocupar um cargo importante no TCE”. Com uma ofensa barata, o bombeiro tocou fogo na imagem de profissionais.

Lula no espaço
Passou no Senado, com os votos da bancada cearense, a autorização para que o Governo Federal crie uma empresa pública para projetos aeroespaciais brasileiros – tem até nome, já: “Alada”. Até o “astronauta” bolsonarista Marcos Pontes decolou a favor.

 

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz