A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 29.3): Oposição sabe que baixar preço de alimentos é acerto, mas a base de Lula ainda parece ignorar isso

  • Os bolsoólatras descobriram a importância da isenção do impostos para alimentos, mas os progressistas não parecem estar ligando para o que têm em mãos. Prova disso é o fato de que o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) ter apresentado na Câmara projeto com o qual tentar anular a decisão do governo Lula de zerar tributos para itens da cesta básica. O objetivo é impedir que os preços diminuam, mas acaba sendo o reconhecimento dos valores social e econômico da iniciativa. Assim, a oposição sai da falação e adota uma ofensiva mais agressiva contra a medida de Lula. É óbvio que é tarefa difícil convencer a população de que é melhor temperar a comida com taxas e impostos, tornando os preços proibitivos. Do mesmo modo, visa-se a plantar nos meios de comunicação um noticiário contrário ao Planalto, extraindo daí algo que alivie o noticiário negativo contra o julgamento do envolvimento de Jair Bolsonaro no golpe de 8 de janeiro de 2023. E o que o progressismo tem feito? Nada. Pouco se ouve nos parlamentos locais, como a Assembleia do Ceará e a Câmara de Fortaleza, de manifestações sobre o novo momento. Permite-se que parlamentares de estatura de Jordy questionem o que é evidente: que a Terra é redonda e que o cardápio das famílias precisa ser mais barato. Aí é complicado.

Na agulha
Vem aí mais um esforço nacional pela saúde pública. A isso também se chama de Democracia. Começa em 7 de abril campanha de vacinação contra a influenza. As doses estão sendo distribuídas aos estados pelo Governo Federal. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e com deficiência, profissionais de saúde e professores, entre outros.

Pacto
A propósito de crianças e de 7 de abril, é nessa data que o Tribunal de Contas do Estado vai lançar o Pacto Cearense pela Primeira Infância. A iniciativa visa a promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a 6 anos da idade no Ceará. A apresentação do projeto será no plenário do TCE, a partir das 8 horas.

Parla!
Aliás, o presidente da corte de contas, conselheiro Rholden Queiroz (foto acima), até já se reuniu com a deputada Larissa Gaspar (PT) para tratar de ações direcionadas à primeira infância. A conversa se baseou na priorização e na otimização do orçamento do Estado voltado para estratégias relativas àquela faixa etária.

Inclusão e empoderamento
A Assembleia Legislativa realiza hoje o seminário “Mulheres: Liderança em Ação”, organizado pelo Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense. A iniciativa visa a  valorizar e fortalecer a atuação feminina em posições de comando. Começa às 13h30min, no auditório Murilo Aguiar, na sede da Alece.

Acelera
O evento Caucaia Classic Custons (assim mesmo, no idioma de Donald Trump) já está no calendário oficial do Estado por obra e graça da deputada tucana Emília Pessoa. Trata-se de encontro de gente que gasta dinheiro com a personalização de carros e motos. O Ceará precisa se orgulhar? Pelo sim, pelo não, anote.

Só um
A Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado lançou o programa de governança interfederativa “Ceará Um Só”. As atividades começam em maio. Serão visitadas cidades das 14 regiões do Ceará com o objetivo de fortalecer a gestão pública municipal.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz