- O Tribunal de Contas do Estado reservou esta terça-feira para analisar e votar parecer prévio das contas do governador Elmano de Freitas (PT). O catatau de números se refere a 2023. Quem fez a relatoria foi o conselheiro Valdomiro Távora, considerado na corte um dos mais apegados às leis. A voz corrente dá conta no TCE de que Valdomiro é o que era quando deputado estadual: um legalista que não tangencia das regras. É bom que seja assim, então. Afinal, a função do parecer prévio é a de verificar a quantas andam as gestões financeira, orçamentária e patrimonial do Estado. Há no documento um quê relevante para o cidadão comum. É com base no parecer que os deputados aprovam ou desaprovam na Assembleia Legislativa o caráter político das gestões. A transparência assim determina.
De outros tempos
Outra tarefa que Valdomiro Távora precisou cumprir foi a de analisar se o governador cumpre recomendações feitas pelo TCE em anos anteriores. Ou seja, se Elmano está fazendo o que foi orientado para Camilo Santana.
Homenagem
A propósito, o conselheiro do TCE-CE Edilberto Pontes foi a Manaus e voltou de lá com o Colar do Mérito de Contas, a comenda mais alta do TCE amazonense. Edilberto preside o Instituto Rui Barbosa, entidade que cuida da qualificação e capacitação dos tribunais de contas do País.
As aparências enganam
O que é bom para Lula é bom para Ciro Gomes? Parece que é, né? O ex-presidenciável, amargo crítico da gestão petista, se integrou à campanha de Eduardo Paes à Prefeitura do Rio de Janeiro. Na capital fluminense, Paes é o candidato lulista.
Saindo do forno
Está prontinho para ser lançado o Guia Candidato Parceiro do Pequeno Negócio, produção do Sebrae-CE para sensibilizar o meio político e reforçar propostas em favor das micro e pequenas empresas. O TRE-CE já foi convidado a se aliar à iniciativa.
Focos
O Guia abordará temas como Compras Governamentais, Cooperativismo e Crédito, Empreendedorismo Feminino e Diversidade, Empreendedorismo na Escola, Gestão Municipal, Inclusão Socioprodutiva, Inovação, Lideranças Locais, Marketing Territorial, Microempreendedor Individual, Sala do Empreendedor, Simplificação e Desburocratização e Sustentabilidade.
Certeiro
“Mais de 94% das empresas cearenses são pequenos negócios. O segmento foi responsável por mais de 66% dos empregos formais gerados no Estado no primeiro semestre deste ano”, diz o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo.
Giz
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão no radar da política. Audiência sobre reestruturação, valorização e fortalecimento das carreiras dos órgãos está marcada para hoje na Câmara federal.
Sotaque
A audiência sobre FNDE e Inep está na pauta da Comissão de Educação. O colegiado inclui quatro deputados cearenses: André Fernandes (PL), Idilvan Alencar (PDT, foto), Moses Rodrigues (UB) e Mauro Filho (PDT) – que é apenas suplente. Idilvan é o segundo vice-presidente.