Os dois séculos de deflagração da Confederação do Equador, movimento libertário e separatista marcante na História do Nordeste e do Brasil, serão celebrados em parceria entre o Ceará e Pernambuco – estados com participação fundamental no movimento.
O Instituto do Ceará e o Instituto Arquelógico Histórico e Geográfico Pernambucano definiram programação conjunta para marcar os 200 anos da Confederação.
Recife (PE) terá atividades em 2 e 3 de julho e Fortaleza (CE) em 27 e 28 de agosto.
Em paralelo, uma comissão instituída pelo Senado realizou visitas e reuniões, sobretudo em Fortaleza e Recife. “O objetivo é destacar a importância do resgate histórico do movimento para o nosso estado, que marcou a nossa identidade política no país. Vamos comemorar o bicentenário com debates que vão ganhar as ruas e, ao mesmo tempo, o espaço acadêmico, além de atividades que vão desde o lançamento oficial das comemorações do bicentenário até ações como concursos de redação, eventos científicos e culturais”, afirmou a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, em publicação nas redes sociais.