CeArt inaugura nova loja no Shopping Riomar Papicu

A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) é uma política pública para valorização do artesão, sua identidade, técnica, tradição e comunidade. Nesta quinta-feira (23.5), às 19h, o Governo do Ceará inaugura nova loja da Ceart, no Piso L1, do Shopping RioMar Papicu. O evento vai abrir com um showroom, onde haverá desfile de peças que mesclam roupas comuns com peças de artesanato feitas de filé, labirinto e crochê, além do DJ Guga de Castro.

Onélia Santana, que é titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), órgão responsável por coordenar a política do artesanato no Ceará, destaca que a CeArt já cadastrou 39.908 artesãos de 15 tipologias diferentes e intermediou, em 2023, a comercialização de 59.615 peças, fazendo girar um volume de mais de R$ 4,3 milhões em vendas, que contribuíram para a sustentabilidade do setor e melhoria na renda e na qualidade de vida dos artesãos.

“Esse trabalho feito pela CeArt é de extrema importância para impulsionar o artesanato cearense e dar mais oportunidade de venda para os nossos artesãos. Com mais essa loja inaugurada pela CeArt, estamos ampliando os espaços de comercialização do artesanato cearense, o que significa mais renda para os artesãos”, destaca a gestora.

A CeArt busca assessorar artesãos e artesãs do Estado em todo o processo produtivo. Com a identidade artesanal, a Central conhece os artesãos e seus trabalhos, ao mesmo tempo que comprova o trabalho desses profissionais. Com o credenciamento, possibilita a comercialização em seus espaços e a participação em eventos nacionais e internacionais. Durante esse processo, o assessoramento e a qualificação melhoram a qualidade dos produtos. E com a certificação, garante a originalidade e o valor cultural de cada item.

O Ceará vem, nos últimos anos, promovendo importantes conquistas para os artesãos, dentre as quais a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS); a emissão das identidades artesanais em papel moeda, dando segurança e credibilidade ao documento; além da inauguração da Casa do Artesão Cearense, que já recebeu mais de 2 mil artesãos, desde a sua inauguração, em outubro de 2021.

Outra conquista importante foi a Certificação de Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses, o chamado Selo Ceart; além da inauguração das lojas para comercialização dos produtos.

Pontos de venda

Praça Luiza Távora (Galeria Mestre Noza / Avenida Santos Dumont, 1589)

Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 19h

Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500, Piso L2 – Aldeota)

Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 21h

Aeroporto Internacional (Av. Senador Carlos Jereissati, 3000 – Serrinha)

Funcionamento: diariamente, das 8h às 19h

Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81)

Funcionamento: terça a sexta, das 13h às 19h e sábado, das 13h às 18h

Complexo Multifuncional do Juazeiro do Norte (Av. Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro – Juazeiro do Norte)

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 9h às 12h

Arena Romeirão (Av. Pres. Castelo Branco, 4464 – Pirajá, Juazeiro do Norte) No Cariri, a loja na Arena Romeirão é também uma oficina onde os artesãos podem produzir suas peças.

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 9h às 12h

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz