Por Roberto Maciel, jornalista:
Ciro Gomes já foi deputado estadual e deputado federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda e da Infraestrutura e secretário estadual de Saúde. Tem 67 anos de idade e 43 anos de atividades partidárias.
A vida partidária é bem animada. Integrou sete siglas: PDS (1982–1983), PMDB (1983–1990), PSDB (1990–1997), PPS (1997–2005), PSB (2005–2013), PROS (2013–2015) e PDT (2015–2025) – isso dá, em média, uma filiação para cada seis anos de vida política.
Esse currículo indica que o personagem não tem apego a grupo nenhum e que troca de associação de acordo com a conveniência. Não seria justo dizer o mesmo da relação ideológica de Ciro, mas não convém arriscar palpite sobre qual ideologia segue.
Ciro Gomes está agora voltando para o PSDB. Está se “retucanando e se realinhando a Aécio Neves, José Serra, Fernando Henrique Cardoso, Tasso Jereissati e outros os quais abandonou alegando “diferenças” entre – deixemos assim – pensamentos, palavras, atos e omissões.
Mas há uma dúvida sobrevoando acima do festivo clima da volta ao ninho: até quando Ciro será do PSDB?
Tucanos, alguns bem expressivos – de “bico duro”, como uma vez se designou o grupo mais fiel à social-democracia e ao PSDB -, estão desconfiados da nova filiação. A pergunta mais repetida é: “Ciro está num movimento firme, sólido, ou apenas fazendo o que a circunstância exige?”
Ou seja, quem é bobo de confiar?
Outro indicativo dá razão ao pé atrás que esses tucanos mantêm: Ciro está indo para o PSDB mas deixará aliados no PDT e transferirá outros para o União. Alguns dos receosos lembram que, mesmo discordando de rumos do partido ou apavorados com o esfarinhamento da sigla, diferentemente do ex-governador, não bateram asas quando o PSDB virou puxadinho do bolsonarismo.
E, como a Internet não esquece nada, recomendamos que a leitora e o leitor queridos e incrédulos procurem declarações de Ciro sobre o capitão Wagner Sousa, a quem chamou de “miliciano”. E de André Fernandes, o youtuber depilado, sobre Ciro. É fácil: basta dar um Google.

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.